Proteção Civil e Polícia Judiciária sensibilizam Agentes para preservação de cenários de crime

Os Agentes de Proteção Civil acorrem em diversos cenários de perigo, e visam, sempre, a salvaguarda da vida humana e dos seus bens, quaisquer que sejam as distintas origens dos incidentes.

Conscientes da multiplicidade de cenários críticos que estes elementos se deparam ao longo das suas múltiplas intervenções, o SRPC, IP-RAM tem vindo a alargar a capacitação dos mesmos nas mais distintas áreas. A necessidade de intervir nos diferentes Teatros de Operações, poderá, por vezes, levar ao comprometimento da preservação dos cenários para posteriores análises.

Neste sentido, o Serviço Regional de Proteção Civil, IP-RAM, em parceria com o Departamento de Investigação Criminal da Madeira (DIC), promove uma nova oficina de Proteção Civil sobre o tema “Preservação de Cenários de Crime”, no dia 12 de novembro, onde serão abordados os princípios da Identificação Humana em Cenários de Exceção dirigida pelo diretor nacional Adjunto da PJ, Carlos Farinha, e Princípios sobre a preservação dos cenários de crime pelo Especialista Policia Científica, Fernando Viegas, para cerca de 65 operacionais de diversas áreas do socorro e emergência, nomeadamente, Corpos de Bombeiros da RAM, Serviço de Emergência Médica Regional, Polícia Florestal, SANAS, Cruz Vermelha Portuguesa e Aeroporto da Madeira.

A sessão de abertura foi esta manhã, dia 12 de novembro, às 09h:30, nas instalações do Serviço Regional de Proteção Civil, e foi presidida pelo Secretário Regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos.