Ciclo de concertos Cartas do Campo e da Cidade – Ensemble Eça de Saias

A AOCM levará a palco, no próximo fim de semana, um novo ciclo de concertos intitulado Cartas do Campo e da Cidade pelo Ensemble Eça de Saias, grupo instrumental que se apresentará pela primeira vez ao público. Este é o terceiro conjunto de concertos organizado pela AOCM, resultado de um protocolo entre esta associação e a Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direção Regional da Cultura que pretende, além de valorizar o património arquitetónico barroco da Região Autónoma da Madeira, glorificar os órgãos históricos de várias igrejas, recentemente restaurados e enaltecer as especificidades e pormenores que constituem o repertório musical barroco.

O Ensemble Eça de Saias, composto por Teresa Leão (Bandolim), Sara Faria (Flautas de bisel), Romeu Curto (Guitarra) e Ricardo Mota (Bandola), pretende fazer referência à escritora Luísa Susana Grande Freitas Lomelino, ou Luzia, seu nome artístico.

Nascida em Portalegre no ano de 1875, passou grande parte da sua história na ilha da Madeira, pelo qual Luiz Peter Clode referiu que ““embora nascida no continente, a Madeira era para ela a sua terra adotiva”. Luzia publicou o seu primeiro livro já com 45 anos, editando seguidamente mais oito obras, até ao momento da sua morte, no ano de 1945, no Funchal. Desenvolveu uma obra de pendor autobiográfico que fazia crítica à sociedade da época e às clivagens socioeconómicas. E foi sobre o seu estilo irónico que José Martins dos Santos Conde dedicou o livro intitulado “Luzia, o Eça de Queiroz de Saias.”  É aqui que se torna famosa esta expressão, que apresenta Luzia como uma mulher evoluída para a sua época e pelo qual o Ensemble pretende elogiar e dar a conhecer, dedicando o seu trabalho a Luzia, Eça de saias.

O seu livro “As cartas do campo e da cidade” resultam da sua forma analítica de observar o mundo. O desencanto e inquietação com que Luzia olhava para a vida levavam-na a viajar, constantemente, de um lado para outro a olhar sempre de modo crítico para tudo.

O ensemble Eça de Saias pretende, neste ciclo de concertos, fazer um paralelismo entre estas viagens, entre estes dois mundos distópicos através da música e  sociedade barroca. A música barroca, porque retrata uma panóplia de sentimentos e estados de alma, tais como tristeza, melancolia, raiva, furor, amor, inquietação, leveza, paz e ódio, entre outros e a sociedade com as suas diferenças sociais, de pobreza e riqueza, elegância e desmazelo, justiça e injustiça ou ainda urbano e rural. Com as obras de Telemann, Vivaldi e Bach, poderemos criar um ambiente de corte ou de um sarau num pequeno palacete urbano”. Por outro lado, com a audição das músicas Pauls Steeple e Faronells Ground, temas populares e sem compositor definido, iremos experienciar um universo pastorício e, paralelamente áustero, comum na vida rural.

Através das obras apresentadas por este quarteto, com uma formação instrumental atípica, envolvem o público em pinceladas de imagens contraditórias, fragrâncias diversas e sensações ambíguas.
Os concertos terão lugar nos seguintes dias e horas:

  • Sexta, 11 de novembro, 19h, Palácio de São Lourenço (Funchal);
  • Sábado, 12 de novembro, 17h, Capela de São João Baptista (Funchal):
  • Domingo, 13 de novembro, 16h, Solar do Aposento (Ponta Delgada)

 

A entrada para o concerto é livre. Mais informações poderão ser encontradas em: www.associaoocm.com e https://www.facebook.com/AOCMadeira