“Confiança” quer proteger foz da Ribeira Gonçalo Ayres

A equipa da Coligação “Confiança” na Câmara Municipal do Funchal apresenta esta semana uma proposta que visa iniciar o processo de classificação do núcleo urbano existente no primeiro local no concelho onde, há 600 anos, os homens de Zarco assentaram pé em terra firme, refere um comunicado.

A Foz da Ribeira Gonçalo Ayres, actualmente desconhecida de muitos funchalenses, serviu ao longo dos séculos, de local de desenvolvimento de várias actividades, como a instalação do lazareto, que dá nome ao sítio, de um hospital, de uma prisão, de um asilo e um centro polivalente. A “Confiança” entende que o património arquitectónico e natural, associado à riqueza da sua história, fazem deste espaço um local único que deve ser preservado à voragem dos apetites imobiliários, salvaguardando o seu usufruto para os funchalenses do presente e do futuro.

Assim, os vereadores da Confiança dizem que têm aguardado, com alguma expectativa, por trabalhos e propostas desenvolvidas pelo executivo municipal que visem a modernização, qualificação e regeneração urbana da cidade, as quais tardam em chegar.

“Num momento de forte especulação imobiliária e enorme fluxo turístico na região, que contrasta com uma evidente crise social e crescente insegurança na cidade, acreditamos que a implementação de medidas estratégicas do âmbito urbano será determinante na construção do futuro do Funchal”, referem.

“Este tipo de medidas incentiva a permanência e a deslocação no espaço urbano. Consequentemente estas ‘acupuncturas urbanas’ serão determinantes na atractividade dos lugares da cidade, na segurança do espaço público, no crescimento e dinâmica da economia local. Esta proposta de classificação surge no seguimento do arranque de obras no local e como medida de salvaguarda de património importante da cidade do Funchal, que se encontra num estado de degradação avançado”, refere o vereador Amílcar Nunes.

“Para nós é fundamental que este património seja devolvido à cidade e ao Funchalenses pois são parte do seu carácter e identidade. É importante que está área da cidade seja redescoberta e reinscrita nos pontos de interesse da cidade, pois possui, a vários níveis, um enorme potencial. Esperamos que esta proposta constitua uma alavanca para que se volte a fazer urbanismo e a desenhar uma cidade para o futuro.”, defende o arquitecto, autarca da Confiança.

Face às premissas expostas a equipa da coligação de confiança, na sua política de proximidade e compromisso com os munícipes, proporá na próxima reunião de câmara a abertura do processo de classificação como conjunto de Interesse Municipal do núcleo urbano da Foz da Ribeira Gonçalo Ayres, do forte do Lazareto ou dos Louros e do Miradouro do Lazareto.