CPCJ de Santa Cruz apresentou projecto de Ludoteca Itinerante

A Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Santa Cruz apresentou esta tarde a sua Ludoteca Itinerante.

Mónica Gonçalves, presidente da Comissão, explicou que este foi um projecto que se iniciou com o Torneio Social de Padel intitulado “Cada Criança uma infância”, através do qual foi possível angariar 1150 euros que reverteram totalmente para a aquisição de material lúdico pedagógico da editora “Ideias com História”.

Isto com o objetivo de trabalhar a prevenção de temas sensíveis junto da população infante-juvenil  de forma lúdica, tais como: violência doméstica, abuso sexual, bullying, medos e fobias, problemas de comportamento, autorregulação, impulsividade, sexualidade, orientação sexual e identidade de género, divórcio, luto e perdas, entre muitos outros, refere uma nota da autarquia santacruzense.

Segundo Mónica Gonçalves , um dos grandes objectivos desta ludoteca é o de estreitar relações entre as entidades do concelho, nomeadamente com aquelas que trabalham directamente com crianças e jovens.

“Pretendemos que estes instrumentos possam auxiliar na identificação de situações de perigo, potenciando um momento seguro de revelação de experiências problemáticas, com o objetivo último de dotar as nossas crianças e jovens de competências emocionais e sociais que lhes permitam enquadrar as suas experiências mais desafiantes de forma adaptativa e saudável.”

Élia Ascensão, madrinha da Ludoteca e vice-presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, realçou o papel preventivo da CPCJ e a sua proximidade cada vez maior com a população e os diversos organismos sociais do concelho. Um trabalho que deve ser essencialmente preventivo.

A autarca relevou também o esforço que a actual gestão da Câmara Municipal de Santa Cruz tem feito na dignificação da CPCJ, não apenas através de uma mudança de sede, agora com todas as condições, mas também com um reforço dos recursos humanos afectos àquele organismo.