PAN quer “mobilidade suave” nas proximidades das escolas

A representação do PAN na Assembleia Municipal do Funchal declarou que vai desafiar, na assembleia municipal de sexta-feira, os restantes partidos com representação municipal a definirem a “mobilidade suave” nas áreas escolares como um objectivo de legislatura para uma cidade segura para as pessoas.

O PAN propõe que seja elaborado um Plano de Acessibilidade Pedonal do Município do Funchal, visando identificar estratégias de promoção de acessibilidades, mobilidade e autonomia das crianças e jovens enquanto peões, no ambiente rodoviário perto das escolas, garantindo a sua segurança, através do controlo e gestão do risco de acidente.

O partido acha que a falta de passeios e o excesso de poluição nos acessos às escolas e nas suas áreas envolventes é um dos grandes problemas no município do Funchal.

De acordo com o deputado do PAN, “a falta de passeios para as crianças se deslocarem de casa para as escolas aumenta o risco de atropelamento e limita as possibilidades de estas se deslocarem a pé na nossa cidade”.

Por essas razões, cidades como Paris, Barcelona e Lisboa têm vindo a eliminar a passagem de carros nas ruas de acesso às escolas, criando ruas pedonais com o intuito de garantir que as entradas e saídas da escola se fazem com a maior segurança possível.  Mas também contribuindo “para uma melhor qualidade do ar que as crianças respiram no caminho para a escola ou nos seus recreios”, muitos deles expostos a níveis excessivos de poluição provenientes dos automóveis e autocarros que circulam por perto” ainda segundo o deputado do PAN.