Pedro Calado com “2,5 milhões de euros” para investir na Cultura

O presidente da CMF, Pedro Calado, esteve ontem no Teatro Municipal para apresentar a nova temporada 2022/23, que, afirmou, se prevê “com a maior realização de sempre” de eventos, co-produções e outras produções apoiadas pela antiga casa de espectáculos funchalense, sob a égide da autarquia.

Calado disse que valoriza a Cultura e que até por isso foi realizada uma reorganização interna de departamentos, criando um específico para esta área, “algo que antes não existia”.

“Queremos muito investir na área da Cultura”, afirmou. Aliás, demonstrando vontade de apoiar os jovens que se dedicam às actividades culturais na RAM, voltou a utilizar a expressão “o mais alto de sempre” para classificar o valor do dito investimento nesta temporada, nomeadamente, 2 milhões e meio de euros.

Além dos apoios aos jovens artistas, com valores que podem ir até 5 mil euros por cada um, há também uma série de obras de requalificação do Teatro Municipal Baltazar Dias em causa, referiu. Este ano, aproveitando o mês de Agosto, foi já realizada uma pintura integral de todo o interior. Por outro lado, está já agendado um concurso para o próximo ano, para se substituir equipamentos como cadeiras e frisas.

“Queremos que toda a população, sem qualquer estigma cultural ou social, tenha acesso à cultura”, garantiu. Elogiando o trabalho de Sandra Nóbrega, responsável pelo Teatro, agradeceu também os apoios quer do Governo Regional, quer do Ministério da Cultura. Cerca de 150 mil euros vieram da Direcção Geral das Artes. Durante os próximos anos, haverá uma verba de apoio ao Teatro e às suas actividades culturais, oriunda do Governo central, superior aos 650 mil euros.