Trabalhos no Nó da Pestana Júnior para melhoria do tráfego

O Governo Regional, através da Secretaria Regional de Equipamentos e Infraestruturas, está a preparar uma série de intervenções com vista a “eliminar ou mitigar os estrangulamentos de operacionalidade diagnosticados em alguns pontos da rede viária regional principal”.

Estas acções incidirão em alguns nós da Via Rápida e ViaExpresso, adequando-os à actual procura, promovendo correntes de tráfego estáveis e melhorias na operacionalidade dos mesmos, afirma o GR, que dá como exemplos destas acções os casos dos Nós das Quebradas, Esmeraldo, Pilar, Santo António, Santa Luzia, Pestana Júnior, Boa Nova, Campanário e Cancela, na VR-1, e Nó do Cortado, na VE-1.

À data decorre a tramitação necessária à contratação das empresas que ficarão responsáveis pela elaboração dos respetivos projectos de execução, informa o GR.

O Nó da Pestana Júnior, é encarado como um dos prioritários, por se tratar de uma das principais ligações às radiais de acesso à cidade do Funchal, e será certamente das primeiras empreitadas a serem lançadas ao mercado. Porque este Nó tem a particularidade de terminar num entroncamento com semáforos e, apesar de já ter sido optimizada a sua programação, por iniciativa da concessionária Vialitoral S.A., realizaram-se, em Agosto, alguns trabalhos que, sem alterar a concepção geral do nó, permitem alguns ganhos de operacionalidade, principalmente na hora de ponta da manhã.

Os trabalhos consistiram na criação de uma segunda via descendente, que agora permite separar as correntes de tráfego com destino ao Túnel da Pestana Júnior e à Estrada Luso Brasileira. A intervenção obrigou ao redimensionamento da via ascendente (entrada na VR-1 no sentido poente) e ao deslocamento do separador central deste acesso, ficando então a via ascendente com 3,95 m e duas vias descendentes com 3,25 m cada.

Esta solução irá funcionar enquanto é desenvolvido o projecto de execução acima referido e a contratação da respectiva empreitada, sendo integralmente suportada pela concessionária Vialitoral S.A., devendo estar concluída antes do início do ano lectivo, ou seja até à primeira quinzena de Setembro.