Ricardo Barbeito apresenta amanhã segunda fase do projecto “Tetrapoda”

O Museu de História Natural do Funchal abre amanhã o segundo capítulo do conjunto de exposições que integra o projecto Tetrapoda: Origem e Evolução de Ricardo Barbeito. A primeira parte abriu ao público no passado dia 21 de Julho, na galeria do Museu de Arte Contemporânea da Madeira.

Este conjunto de exposições, que decorre de uma parceira estabelecida entre o MUDAS.Museu e o Museu de História Natural do Funchal, conta com a curadoria de Márcia de Sousa e a colaboração especial de Carlos Valente e resulta de uma residência artística que teve lugar nos dois últimos meses no MUDAS.Museu, salienta-se numa nota de imprensa.

“O projecto resulta de uma prática criativa que sobreleva as dinâmicas que ocorreram durante as obras de requalificação da baía do Funchal, na sequência da aluvião de 2010, propondo como mote para a construção deste exercício um ensaio visual em contexto site-specific, crítico, imersivo e especulativo que propõe através de uma análise para-científica uma leitura criativa sobre o impacto destas transformações na paisagem, insular”, reza o comunicado.

Tetrapoda: Origem e Evolução é uma organização da Secretaria Regional de Turismo e Cultura / Direção Regional da Cultura através do Museu de Arte Contemporânea da Madeira e resulta do esforço conjunto de várias instituições e empresas (Câmara Municipal da Calheta, Câmara Municipal Funchal, através do Museu de História Natural do Funchal, e do Grupo AFA).  Integra o programa das comemorações dos trinta anos da Fundação do Museu de Arte Contemporânea que decorre desde janeiro de 2022 e se estenderá até Dezembro de 2023.

Estas exposições poderão ser visitadas nos dois espaços culturais até 29 de Outubro de 2022

Ricardo Barbeito (n. Funchal, 1979), vive e trabalha em Lisboa, é licenciado em Artes Plásticas pela Universidade da Madeira, e possui um mestrado em “Arte e Património: no contemporâneo e actual”.

Nesse âmbito apresentou o projeto de arte pública efémera A Bilhardice: projecto de intervenção estético-artística para a cidade do Funchal, onde a arte surge como possibilidade de mudança no espaço público e o público como factor de mudança no espaço da arte.

Para além das suas actividades de ensino e formação, desenvolve o seu trabalho artístico entre o desenho a instalação e a arte em espaço público, aprofundando a ligação que existe entre a memória e o quotidiano, a arte a vida e a identidade.

Apresenta o seu trabalho artístico regularmente, em colectivo ou a título individual, desde 2004.