Festival Gastronómico «Madeira Saborea» começa amanhã 

O Festival Gastronómico «Madeira Saborea, a journey through taste», organizado pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura, começa amanhã.

O evento decorrerá na Praça do Povo, no Funchal, até ao próximo domingo, com a cozinha associada a diversas rotas gastronómicas (cuscuz, chícharo, mariscos e moluscos, peixe, doçaria conventual, fruta, tubérculos e pão). Além dos stands onde estarão a ser comercializados os produtos das rotas, haverá um outro com vinhos e bebidas regionais.

O Festival insere-se no projeto Saborea, cofinanciado pelo Programa de Cooperação Territorial INTERREG MAC. É liderado pelo Cabildo de Lanzarote e tem como área abrangente a Madeira, os Açores, Canárias, Cabo Verde, o Senegal e a Mauritânia. Na Madeira, além Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da DRT – Direção Regional do Turismo, integram a ACIF – Associação Comercial e Industrial do Funchal, a UMa – Universidade da Madeira, a APCA – Agência de Promoção da Cultura Atlântica e a ACAPORAMA- Associação das Casas do Povo da Região Autónoma da Madeira como parceiros regionais e responsáveis pelas várias iniciativas que também acontecem neste festival.

O Secretário Regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, releva a importância do evento pelo resultado que traduz de um trabalho conjunto de vários países e regiões da Macaronésia e igualmente de todas as entidades envolvidas.

Além disso, o governante realça o seu contributo para «o enriquecimento da oferta de eventos que a Madeira dispõe ao longo de todo o ano, de uma forma muito variada e complementar».

Em relação às rotas gastronómicas, as entidades convidadas que irão representar cada uma delas são: Rota do Cuscuz, Chef Filipe Janeiro; Rota do Chícharo, Casa do Povo da Quinta Grande; Rota dos Mariscos e dos Moluscos, Tasquinha do Pescador; Rota do Peixe, Casinha das Sandes; Rota da Doçaria Conventual, A Confeitaria; Rota da Fruta, Pedro Silva; Rota dos Tubérculos, Chef Yves Gautier; e Rota do Pão, Casinha do Bolo do Caco.