Setor das pescas está a recuperar

Fotos DR

Teófilo Cunha, Secretário Regional de Mar e Pescas, na visita à Expomadeira 2022, afirmou que é necessário «dar a conhecer o nosso mar e elucidar que o mar é de todos, mas é preciso ser preservado e mantido». Neste sentido, a Secretaria divulgou, ontem, várias iniciativas alusivas ao mar e às pescas, no evento organizado pela Associação Comercial e Industrial do Funchal /Câmara de Comércio e Indústria da Madeira (ACIF).

O Secretário Regional de Mar e Pescas revelou que o setor das pescas está a recuperar, uma vez que «em termos médios, de toda a produção, já estamos (…), neste momento e comparando ao período homólogo dos primeiros 6 meses do ano passado, de 2021 para 2022, com um crescimento médio a rondar os 16%.»

«Em termos práticos, estamos a capturar menos, mas a vender a melhor preço», exemplificou. «Como a procura é maior, a cadeia de valorização sobe e esse rendimento é dividido por toda a cadeia: pescadores, armadores e as empresas. Claro que o consumidor paga um pouco mais, mas estamos a falar de um setor que merece o valor que as pessoas podem e devem pagar pelo produto que comem e pela qualidade que tem», afirmou Teófilo Cunha.

Teófilo Cunha foi recebido pelo presidente da ACIF, Jorge Veiga França, e acompanhou a visita oficial ao certame do presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues.

O governante congratulou a ACIF e os empresários pela dinâmica que empreendem na economia regional, frisou que a pandemia «causou muitos danos», trouxe novos desafios à vida das pessoas e das empresas, e fez um apelo «a vida tem de continuar, temos de olhar em frente e cuidar da economia e da saúde.»