«Os Verdes» atribuem bandeira negra às obras do Caminho das Ginjas

Foto: DR

O Partido Ecologista «Os Verdes» (PEV), numa iniciativa promovida pelo Núcleo da Madeira, procedeu à entrega da Bandeira Negra atribuída às obras do Caminho das Ginjas «pelo atentado ambiental que representa à floresta de Laurissilva, classificada Património Mundial Natural pela Unesco.»

A ação decorreu esta tarde, no Funchal, na Secretaria Regional do Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas.

No ato de entrega da Bandeira Negra, Marco Fernandes afirmou que se tratava de «um apelo à consciência e à ação dos governantes. A atribuição da Bandeira Negra apela aos governantes para que cumpram com as suas responsabilidades e funções de conservação e proteção da Natureza e da floresta da Laurissilva. A Bandeira Negra atribuída ao Governo Regional da Madeira é desafio direto aos governantes para que cumpram com os deveres de respeito pelos compromissos com a UNESCO, e para que, por consequência, tenham a dignidade de travar a obra prevista para o Caminho das Ginjas. Portanto, com esta Bandeira Negra, pretendemos afirmar que ainda estamos a tempo de evitar um atentado à biodiversidade e à conservação da Natureza».

Na entrega da Bandeira Negra foi também apresentada a Carta Aberta «SOS Natureza – SOS Laurissilva» dirigida ao primeiro-ministro do Governo Português e ao Governo Regional da Madeira com o objetivo de colocar um último apelo para que se evite mais este atentado ambiental na Região Autónoma da Madeira.