Projecto “Cinema no Arquivo” a 4 de Julho

O novo projecto da Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direcção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira (DRABM), intitula-se “Cinema no Arquivo” e principiará na próxima segunda-feira, dia 4 de Julho, pelas 18 horas, no auditório do Arquivo e Biblioteca da Madeira.

É nessa oportunidade que se realizará uma conversa com o historiador Paulo Miguel Rodrigues sobre o tema “O património fílmico e a História da Madeira”. Este primeiro evento contará ainda com a projecção comentada de várias curtas-metragens rodadas na Madeira, ou dizendo respeito à Região e que estão disponíveis na Cinemateca Digital.

O “Cinema no Arquivo” visa a salvaguarda, promoção e divulgação do património fílmico regional e a promoção da literacia fílmica junto de públicos diferenciados. Pretende ainda a facilitação da produção de conhecimento e investigação a partir destes suportes, com a implementação de lógicas de criação ou produção cultural.

O projecto prevê uma programação regular de sessões de divulgação e projecções de filmes, que acontecerão nos auditórios do Centro de Estudos de História do Atlântico – Alberto Vieira e do Arquivo e Biblioteca da Madeira, com enfoque privilegiado em filmes afectos à história, memória, cultura e património insulares.