Rui Barreto lidera missão empresarial à Venezuela

Foto: DR

Rui Barreto, secretário regional de Economia, inicia, esta semana, uma Missão Empresarial à República Bolivariana da Venezuela. Ao longo de oito dias, o governante irá desdobrar-se em contactos com empresários madeirenses radicados naquele país, numa iniciativa em que participa, também, o presidente do Instituto de Desenvolvimento Empresarial (IDE), Duarte Freitas.

Este evento, promovido pelo IDE e que conta com apoios comunitários, através do FEDER, destinados a apoiar a internacionalização da economia regional, pretende reforçar os laços comerciais entre empresas regionais e venezuelanas, junto de um país onde existe uma grande comunidade madeirense.

De acordo com Rui Barreto, «esta Missão Empresarial tem por objetivo promover a Madeira enquanto destino de investimento e, neste caso em particular, aproveitar os fortes laços das comunidades madeirenses naquele território».

Rui Barreto diz mesmo que «a comunidade madeirense na Venezuela é uma das mais enraizadas naquele país, estimando-se que dos 500 mil portugueses instalados na terra de Símon Bolívar, perto de 300 mil sejam madeirenses ou descendentes de madeirenses, o que faz desta se não a maior comunidade de madeirenses do mundo, será com toda a certeza uma das maiores».

No âmbito desta Missão Empresarial, o programa prevê, no dia 29, um encontro com novo embaixador da Venezuela, João Pedro Fins do Lago, que decorrerá nas instalações da embaixada, em Caracas, seguindo-se uma visita ao Centro de Formação, igualmente em Caracas.

Ainda no dia 29 está previso um almoço com cerca de duas centenas de empresários madeirense e descendentes de madeirenses, evento que, segundo Rui Barreto, pretende “não apenas a homenagear e distinguir o espírito empreendedor dos empresários de origem madeirense e luso descendente, mas também a incentivá-los para que eles continuem a investir na nossa Região e nosso País, criando mais riqueza, mais emprego e trazendo atrás de si novos empreendedores”.

O programa prevê, para o dia 30, um conjunto de outras atividades, que começam bem cedo, com uma visita ao Consulado de Portugal em Caracas, seguindo depois para La Guaira onde está previsto, entre outras visitas e contactos com a comunidade, um encontro com empresários no Clube Luso em La Guaira. No final da tarde, de novo em Caracas, está igualmente previsto um encontro com jovens empresários na área das tecnologias digitais.

Para o dia 1 de julho, Rui Barreto vai representar o presidente do Governo Regional da Madeira nas comemorações do Dia da Região que terão lugar no Centro Português de Caracas e onde previstos vários contactos com a comunidade e empresários madeirenses.

Nesse dia, estão previstos vários momentos, desde um almoço com a Comissão Pró Celebração do Dia da Região Autónoma, seguindo-se os hinos e o içar das bandeiras nacionais de Portugal e da Venezuela, bem como da Região. Está igualmente prevista uma Missa de Ação de Graças, seguindo-se as comemorações já no salão nobre do Centro Português de Caracas, com intervenções do presidente do Centro Português de Caracas, Sérgio Nunes, o embaixador de Portugal na Venezuela, João Pedro Fins do Lago, e o secretário regional da Economia.

No sábado, dia 2 de julho, haverá um novo encontro com empresários locais, em Caracas. E, no dia 3, Rui Barreto vai deslocar-se ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima, onde participa nas celebrações religiosas que ali decorrerão.

Após as celebrações litúrgicas, haverá espaço para as festividades populares na zona envolvente ao Santuário, proporcionando um novo momento de contactos privilegiados com a comunidade e autoridades locais que ali se concentrarão.

De acordo com o programa, no dia 4 estão de novo previstos contactos com empresários madeirenses radicados em Caracas.

Na data de 5 de julho, que coincide também com as comemorações do dia da independência da República Bolivariana da Venezuela, está marcado o regresso da comitiva madeirense à Região.