Festa do Corpo de Deus retomou fulgor e movimentou o Funchal

Fotos: Rui Marote

A solenidade do Corpo de Deus, um feriado religioso tradicional, foi hoje novamente celebrada conforme “manda” a tradição, depois de, no ano passado, devido às circunstâncias da pandemia de Covid-19, ter-se realizado com vários condicionalismos.

Em 2021, não houve os tradicionais tapetes de flores e a cerimónia na Sé do Funchal foi restrita a convidados. Este ano, os tapetes de flores voltaram à avenida e verificou-se maior abertura nas comemorações do “Corpus Christi”.

Tendo como objectivo a celebração do mistério da Eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo, este dia teve origem no século XIII.

Hoje, o bispo do Funchal, D. Nuno Brás, exortou os fiéis a “sentarem-se também à mesa do Senhor”, buscando a conversão e transformação.

A catedral funchalense reuniu uma ampla assistência, entre a qual estavam, como sempre, as mais altas entidades civis, militares e religiosas da RAM.

O repórter fotográfico do FN captou as imagens da movimentação na baixa funchalense neste dia feriado em que muitos procuram assistir à missa.