Alunos da Escola Jaime Moniz visitam o CERN

No âmbito do projeto CERN (Organisation Européenne pour la Recherche Nucléaire), 9 alunos da Escola Secundária Jaime Moniz, do 10º, 11º e 12º anos, acompanhados pelos professores José Manuel Henriques e Teresa Lopes, do grupo disciplinar de Física e Química, realizaram uma visita de estudo à sede desta organização, em Genebra, Suíça.

A visita foi realizada entre os dias 2 e 5 de junho e teve como objetivo promover o entusiasmo dos alunos pela ciência, combinando o prazer da descoberta com a partilha de conhecimentos.

Sob a orientação do Eng. José Carlos Silva, os alunos visitaram algumas das secções principais do CERN, onde foi proporcionada a exploração do primeiro acelerador de partículas – o Synchrocyclotron, a observação das exposições patentes no “Microcosmo” e no Globe of Science  and Innovation, puderam ver a sala de controlo da experiência ATLAS. Os alunos tiveram também a oportunidade de construir um detetor de partículas através da S’Cool LAB Cloud Chambers.

Em Genebra, os alunos visitaram os pontos turísticos de maior relevo, tais como a sede das Nações Unidas e o Museu Internacional da Cruz Vermelha.

Aproveitando a estadia na Suiça, foi ainda possível visitar o Museu de Einstein, situado no interior do Museu Histórico de Berna e o Einstein Haus (apartamento onde este cientista viveu).

Esta atividade, excecional na vida académica destes alunos, só foi possível graças ao apoio da Escola Secundária Jaime Moniz, das Juntas de Freguesia das áreas de residência dos alunos envolvidos – Camacha, Caniço, Imaculado Coração de Maria, Machico, Santo António, Santo António da Serra e São Martinho – e ao envolvimento dos alunos e encarregados de educação nas diversas atividades de angariação de fundos.