Morreu a prof. Fátima Gomes de Aguiar Veríssimo

Uma triste notícia chegou ao nosso conhecimento: faleceu a esposa do historiador madeirense, nosso colaborador, Nelson Veríssimo. Fátima Maria Gomes de Aguiar Veríssimo nasceu na freguesia de São Pedro do concelho do Funchal em 19 de Novembro de 1955. Faleceu em São Martinho, Funchal, no dia 21 de Maio de 2022, conforme informou o cônjuge, agora viúvo, numa actualização feita no seu site “Passos na Calçada”, nome das crónicas que publicou durante longos anos na imprensa regional.

Cursou, no Funchal, o Liceu Jaime Moniz e a Escola do Magistério Primário.

Pertenceu à primeira equipa feminina de basquetebol da Madeira, fundada em 1971, pelo Grupo Desportivo Alma Lusa. Foi também treinadora deste clube na época de 1982-83, possuindo o cartão n.º 1171 emitido pela Federação Portuguesa de Basquetebol. Praticou ainda esta modalidade no Club Sport Marítimo.

Iniciou a sua actividade profissional em Outubro de 1975, no ensino primário, na Escola das Romeiras, da freguesia do Estreito de Câmara de Lobos.

Desenvolveu a actividade docente em diversos estabelecimentos de ensino oficial nos concelhos de Câmara de Lobos (Romeiras; Igreja – Estreito de Câmara de Lobos; Foro), da Ribeira Brava (Lombo de São João) e do Funchal (Igreja – São Martinho; Ajuda; Ilhéus; Cruz do Carvalho). No final da sua carreira profissional era professora do Quadro de Nomeação Definitiva de Escola, titular da Escola Básica do 1.º ciclo de Igreja – São Martinho, Funchal.

Metodóloga do estágio dos alunos do curso do Magistério Primário nos anos oitenta, colaborou também, como formadora, com o CIFOP – Centro Integrado de Formação de Professores da Universidade da Madeira.

Exerceu funções de animadora pedagógica e de directora das Escolas Básicas do 1.º ciclo dos Ilhéus e da Cruz do Carvalho.

Promoveu diversos projectos educativos europeus com escolas da Alemanha (Leverkusen), Espanha (Projeto “IBERCA – Civilizações Antigas: os Iberos na Catalunha”: Calafell) e Itália (Civilizações Antigas: os  Etruscos: Goito – Mantova).

De Outubro de 2001 até à sua aposentação em 2008, trabalhou na Divisão de Educação da Câmara Municipal do Funchal, em projectos de educação ambiental.

Publicou as obras Ouvir e aprender: histórias sobre o ambiente. Alunos do 1.º ciclo do ensino básico de diversas escolas do Funchal, il. Funchal: Câmara Municipal – Divisão de Educação, 2003.

Madeira, arca de tesouros: quatro histórias. Elisabete Henriques, il.; Eugénio Santos, il.; Nélia Susana, il.; Sónia Dória, il. Funchal: Associação dos Amigos do Parque Ecológico do Funchal, 2008. ISBN 978-972-99549-2-4.

O voo do bis-bis. Sónia Dória, il. Funchal: Câmara Municipal – Divisão de Educação, 2012.

Era uma senhora muito simpática e educada. O Funchal Notícias associa-se ao luto por que está a passar o seu estimado colaborador e endereça-lhe, bem como à restante família, os mais sentidos pêsames pela sua perda.