Projeto SMARTBEAR: Cuide da sua Saúde de um modo Inteligente

AF!

O SMARTBEAR, Plataforma de Dados Inteligente para Suporte Personalizado e uma Vida Saudável e Independente, é um projeto de investigação e inovação financiado pelo programa da Comunidade Europeia Horizon 2020, que está a ser implementado na Região Autónoma da Madeira pela Secretaria Regional de Saúde e Proteção Civil em parceria com o UNINOVA, Instituto de Desenvolvimento de Novas Tecnologias. Este projeto está a implementar uma plataforma inovadora, com recurso a dispositivos médicos inteligentes, sensoriais e ambientais, que monitoriza doenças prevalentes na comunidade idosa e, desta forma, contribuirá na procura de soluções tecnológicas que possam suportar o envelhecimento ativo, independente e saudável e melhorar a qualidade de vida da população sénior.

 

O projeto SMARTBEAR será testado em seis países da União Europeia, nomeadamente Espanha, França, Grécia, Itália, Portugal e Roménia, sendo que a Região Autónoma da Madeira, representante de Portugal neste estudo, é a grande demonstradora do projeto. Na Madeira, todas as soluções desenvolvidas estão a ser testadas e validadas para que mais tarde os restante países europeus possam também implementar este sistema.

A importância deste projeto surge do desafio crescente associado ao aumento significativo do envelhecimento populacional e do seu impacto social e financeiro, resultante do declínio progressivo das capacidades físicas e cognitivas pela maior incidência de problemas de saúde na população idosa que a impede de usufruir de uma vida independente e de realizar as atividades diárias com autonomia.

A Região Autónoma da Madeira, concretamente a Secretaria Regional de Saúde e Proteção Civil, na qualidade de parceira deste projeto irá proceder à experimentação e avaliação da plataforma no contexto da prestação de serviços de saúde, de modo a que possa ser possível demonstrar a sua eficácia, extensão, sustentabilidade e futura relação custo-eficácia para o indivíduo e para o sistema de saúde. O UNINOVA é o parceiro que irá fornecer todo o apoio tecnológico necessário à implementação desta solução que teve início em setembro de 2019 e terminará em agosto de 2024.

Na Região Autónoma da Madeira, este projeto contará com a participação de 100 utentes do Serviço Regional de Saúde, com idade superior a 65 anos, que tenham dor lombar para além de duas ou mais doenças de entre as seguintes: perda auditiva, doença cardiovascular (como a hipertensão arterial, insuficiência cardíaca, doença coronária, fibrilação auricular), ansiedade e/ou depressão, alterações cognitivas e distúrbios do equilíbrio. Os utentes recrutados devem saber usar dispositivos móveis pois serão fornecidos vários equipamentos aos participantes de acordo com a sua condição de saúde.

Estes 100 participantes serão recrutados e acompanhados durante 12 meses pela equipa clínica do projeto, constituída por 3 médicos de família, 2 enfermeiros, 1 nutricionista, 1 fisioterapeuta e 1 técnico de exercício físico. Os participantes serão avaliados no Centro de Saúde Dr. Rui Adriano de Freitas (São Martinho) ou no Centro de Saúde de Machico. No entanto, os participantes não necessitam de estar inscritos nestes Centros de Saúde.

Durante o acompanhamento dos participantes, será efetuada uma abordagem de treino físico e de reabilitação da musculatura lombar, através do recurso ao equipamento MedX, equipamento de extensão lombar, com o intuito de reduzir a dor lombar e aumentar a qualidade de vida dos idosos, através de uma parceria com outro projeto, o Smart4Health. A dor lombar é, portanto, o foco da componente portuguesa deste estudo por ser uma das principais condições de saúde que afetam e incapacitam os idosos.

Os participantes receberão de forma gratuita equipamentos móveis e dispositivos médicos, como smartphone, smartwatch, sensor de postura, oxímetro digital, termómetro digital, entre outros. Através destes equipamentos, o participante poderá recolher dados da sua saúde no conforto da sua casa e durante as suas atividades diárias.

Este projeto pretende promover mais e melhores serviços de saúde apoiados em soluções digitais inovadoras. Com este conceito, o SMARTBEAR ambiciona limitar o declínio funcional dos idosos e melhorar as suas condições de vida, em particular nos idosos acometidos pelas comorbilidades abordadas neste estudo. O SMARTBEAR vem desta forma contribuir para um caso real de integração da saúde e bem-estar digitais, o que permitirá uma forte aposta de futuro no desenvolvimento e modernização dos procedimentos realizados na Região Autónoma da Madeira.

stand Madeira Digital Health and Wellbeing

Aos utentes interessados em participar no projeto e com os requisitos apresentados, recomenda-se que visitem o stand Madeira Digital Health and Wellbeing localizado na Praça do Povo, na Avenida do Mar, principal ponto de contacto com a população, que permite a interação com os profissionais e a tecnologia disponibilizada neste projeto. Também poderão enviar email para info@digit-madeira.pt ou mensagem privada para a nossa página do facebook, Projeto SmartBear.

 

Nivalda Pereira

Médica de Família

Elemento da equipa clínica do Projeto SMARTBEAR