Conferência aborda Dia Internacional contra a Homofobia a 17 de Maio

No próximo dia 17 de Maio, Dia Internacional Contra a Homofobia, a Biblioteca Municipal do Funchal organiza, no Centro Comunitário do Funchal, pelas 16:00, a conferência “LGTBI – Uma Questão de Educação?”

O painel de convidados conta com três personalidades que têm procurado o debate e a exposição desta questão como meio de reconhecimento e igualdade: Paulo Spínola, coordenador da Opus Gay Madeira, psicólogo forense com pós-graduação em terapias cognitivo comportamental e especialização avançada em intervenção psicossocial afirmativa com pessoas LGBTI+; Valentina Silva Ferreira, dirigente regional da UMAR e representante da associação na Comissão Organizadora do Madeira Pride, escritora, técnica superior de Educação, licenciada em Direito, Mestre em Ciências Jurídico-Criminais, activista feminista, LGBTIQ+ e vegana. E Zacarias Gomes, formado em teatro pela Universidade do Minho, que desenvolve trabalhos na área artística como criador e performer. Os seus trabalhos artísticos abordam temas políticos e sociais. Em 2019, cria a personagem La Aura, drag queen, que usa como bastião contra a discriminação da comunidade LGBTIQA+, refere uma nota.

A moderação estará a cargo de Fabiana Abreu – Licenciada em Ciências da Educação e Pós-graduada em Educação Social e Intervenção Comunitária.

Os objectivos declarados deste encontro são “considerar o seu impacto na sociedade e discutir a necessidade de uma educação para a sexualidade” e abordar “a discriminação e a violência com base na orientação sexual, identidade/ expressão de género ou características sexuais”.