Rui Barreto vai a Miami participar na “Seatrade Global”

O secretário regional da Economia, Rui Barreto, estará presente na Seatrade Global 2022 que decorre de 25 a 28 de Abril, em Miami, a maior feira mundial do sector de cruzeiros que junta 100 países, milhares de profissionais e 500 expositores, que vão mostrar o que há de mais recente em matéria de tecnologias, design, inovação e serviços de cruzeiros, enquanto vários especialistas tomarão o pulso à indústria nas várias conferências programadas.

A feira não foi presencial nos últimos dois anos, devido à pandemia. Por isso, o secretário regional da Economia considera que “o facto de voltar a ser presencial está a criar muitas expectativas. Isto numa altura em que a indústria de cruzeiros está ainda a recuperar as operações, em algumas partes do mundo.”

Rui Barreto afirma que estão programadas várias reuniões entre a APRAM e várias companhias, sobretudo numa vertente comercial.

“A Administração dos Portos da Madeira pretende manter as companhias tradicionais da rota, mas quer, igualmente, chegar às novas companhias, algumas voltadas para nichos específicos de mercado que interessa à Região atrair” – referiu.

Barreto entende que um dos desafios do Governo Regional é o de “criar condições que assegurem a competitividade dos nossos portos, torná-los capazes de concorrer com outros em situação de igualdade. Por isso, a modernização tecnológica e energética, a par da ampliação do Porto do Funchal é, para nós, crucial. E não é apenas devido à imposição da União Europeia, mas à manutenção do sucesso deste mercado na Região”.

O governante está também “muito interessado nas conferências diárias nesta Seatrade Global, que juntam vários especialistas e decisores da indústria dos cruzeiros e que irão, certamente, permitir perceber as tendências do mercado no atual panorama mundial”.

A grande temática presente, conforme referiu, “é a resiliência deste sector que através de parcerias e muito diálogo, uniu-se para inovar e combater uma pandemia que paralisou durante muito tempo, as frotas de cruzeiro”.