“É verdade ou é mentira?”, questiona a Iniciativa Liberal

A Iniciativa Liberal insiste na dívida da Madeira, e constata, em comunicado, que na mesma semana o partido mereceu a atenção de duas Secretarias Regionais. Primeiro a Economia e agora as Finanças.

“Tanto num caso como no outro, para além de óbvias dificuldades em entender o português do que afirmámos e onde queríamos chegar, o que pode ser problema nosso, demonstram ambas as estruturas governamentais uma preocupação que registamos. Ora então, venha daí a Secretaria das Finanças negar o que vai afirmado no nosso comunicado de ontem:

É verdade ou é mentira que a dívida da região em 2011 era de 6.300 milhões de euros?

É verdade ou é mentira que por causa dessa dívida, parte dela escondida, a Madeira, e os contribuintes madeirenses, foram duplamente penalizados com o PAEF, quando já levavam em cima com o protocolo da Troika?

Dado que quem sempre governou a Madeira foi o PSD, é esse partido ou não o responsável pela dívida e pelo PAEF?

É verdade ou é mentira que essa dívida  representava, na altura, 123% do PIB regional e 927% da receita fiscal?

É verdade ou é mentira que o TdC encontrou 1.878 facturas “escondidas” relativas a obras efectuadas entre 2003 e 2010?

É verdade ou é mentira que essa dívida escondida resultou de um acto consciente, praticado por cinco membros do governo regional, indiciados como arguidos na operação “Cuba Livre”?

É verdade ou é mentira que o PAEF subiu os escalões do IVA para números nunca vistos e acrescentou aos combustíveis uma taxa de 15%?

É verdade ou é mentira que estas alíneas do PAEF ainda estão em vigor?

É verdade ou é mentira que a dívida de 2011 não representou a primeira vez que a Madeira teve de recorrer à asa do Estado?

É verdade ou é mentira que a operação FERRY custou 3 milhões de euros por ano para operar 3 meses?

É verdade ou mentira que o custo da operação, se se prolongasse por 12 meses, custaria 12 milhões de euros?

É verdade ou mentira que o valor da dívida que originou o PAEF, dava para ter ferry o ano inteiro durante 525 anos?

É que o comunicado da Iniciativa Liberal Madeira de ontem era sobre estas questões”, refere o partido, após esta longa enumeração e desafio implícito.

“Não referimos aumento ou diminuição de dívida, nem emitimos opinião sobre o desempenho, rigor orçamental, aplicação de fundos, gestão corrente, estabilidade de finanças públicas, etc. Quem o fez foi a Secretaria Regional das Finanças. Que acreditamos num modelo diferente de gestão das finanças regionais? Claro que sim. Somos liberais e o PSD Madeira é socialista de tom laranja. E a seu tempo, teremos oportunidade de apresentar o que pensamos e defendemos. Somos um partido de convicções. Sabemos onde estamos e para onde queremos ir. Sem pressa e com assertividade”, afirma a IL, pela voz do coordenador Nuno Morna.

“Prova de vida é o procedimento de assegurar que o detentor de uma renda ainda tem direito a ela, por estar vivo, ainda que não aparente estar. Na IL não existem rendas, prebendas ou sinecuras. Já no Governo do PSD/CDS…”