Desfile e Concurso na Escola Jaime Moniz à moda de Eça de Queirós

No dia 28 de abril, das 11h às 12H30, a Escola Secundária Jaime Moniz vai acolher um Desfile e Concurso de personagens com trajes do Realismo. Esta atividade, para além de fomentar a sensibilidade estética e artística, decorre da articulação entre conteúdos de Português e História A, segundo revela uma nota informativa das dinamizadoras, Carla Martins e Sandra Sousa.

Aprofundando traços das personagens da obra de Eça de Queirós e caracterizando  o tipo de vestuário utilizado na segunda metade do século XIX, desfilarão alunos e professores no átrio de entrada da escola. A escolha da personagem ou grupo social, o vestuário e a escolha de adereços, articulada com o gesto e pequenas falas, potenciarão a leitura de uma outra época, a época do Realismo.

A passarela à moda do Eça, convidará vários alunos e professores a saírem do backstage e a experimentarem um novo look. A saia longa, uma blusa com aplicação de renda, um camafeu, um leque ou uma sombra de renda são adereços imprescindíveis no outfit feminio. Casaco, calça clássica, um lenço ou laço e uma cartola compõem o figurino masculino.

Do desfile resultará um concurso com três lugares premiados, graças ao patrocínio de algumas empresas e instituições.

Do painel de jurados fazem parte Ana Paula Trindade, Fátima Marques, Teresa Almeida, Teresa Florença, professores e ex-professora da ESJM. Para além do desfile, será possível assistir, na data e hora indicadas, um momento musical com o grupo de “A guitarra e os cordofones madeirenses”, da responsabilidade do professor Marco Ribeiro e uma dança à moda da época com o grupo “Ginástica O Liceu”, da responsabilidade da professora Fernanda Coelho.

À moda do Eça, o objetivo das dinamizadoras, Carla Martins e Sandra Sousa, é reler Os Maias e dar uma nova roupagem à época realista.