Estepilha: Semana Santa hoje em dia é igual a Sodoma e Gomorra

Rui Marote
Respeitar a quadra da Páscoa é passado. O cenário nada mudou, tratando-se de um normal fim-de-semana para muitos.
Está o sol a raiar no horizonte e o “calçadão” da Av. Sá Carneiro continua a servir de “passerelle” para os que saíram para curtir a “night”. Os quiosques da Avenida do Mar estão cheios de jovens nas mesas, tomando um pequeno-almoço de cerveja e dando continuidade à noite de diversão, que foi longa.
Os funcionários da salubridade municipal, esses afadigam-se procedendo à limpeza com pequenos carros auto-tanques e lavando os recantos cheios de urina e colocando desinfectantes, recolhendo o lixo nos arredores da roullote já encerrada e ali estacionada.
As lojas comerciais de souvenirs junto à Praça CR7 procedem também à lavagem, afastando o odor dos fluidos corporais ali derramados.
Enfim… os antigos hábitos cristãos de contenção na época pascal vão-se perdendo.  Mas, como se diz em Mateus 11:24, “Haverá mais tolerância  para com o povo de de Sodoma no dia do julgamento, do que para contigo”… E em Mateus 24:22  refere-se, falando da vida moderna, que quando os dias parecem passar mais depressa e terem menos que 24 horas, “Se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria ; mas por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias”…
Estepilha resta saber quem hoje são os escolhidos… Devem ser bem poucos…