CMF com 1,7 milhões para reforçar a limpeza da cidade em 2022

A Câmara Municipal do Funchal apresentou hoje o Programa Municipal de Limpeza Urbana para este ano. O documento reflecte a aposta da autarquia na higiene e limpeza da cidade, salienta o executivo, abordando as várias áreas de actuação dos 116 trabalhadores e a calendarização das intervenções a serem efectuadas que vão desde a simples varredura dos arruamentos públicos, à limpeza de sarjetas e linhas de água, da lavagem de arruamentos, praças e outros espaços públicos, à monda de bermas, desinfecção de pontos críticos e limpeza dos 12 bairros sociais.

O programa Municipal de Limpeza que será distribuído a todos os munícipes “ não é campanha,  é um compromisso com a população e vamos ser avaliados pelo que aqui está”, referiu Pedro Calado durante a apresentação do documento.

O presidente da autarquia anunciou que vai dotar o Departamento do Ambiente de mais meios, recursos humanos e financeiros.

A Câmara Municipal do Funchal tem, neste momento, em fase de aquisição mais dois autotanques com capacidade de 10.000 litros; um mini-autotaques com capacidade de 3.500 litros; duas autovarredouras pesadas; duas autovarredoras ligeiras; uma viatura lavadoura de passageiros e dois mini-car, que serão entregues ao longo do ano de 2022, representando um investimento 1,7 milhões de euros, informa-se.

O presidente da autarquia afirma  que em cinco meses da nova  presidência, as diferenças que se veem na cidade do Funchal são evidentes. “Toda a gente refere que hoje até as juntas de freguesia têm uma presença mais assídua junto da população. E é isto que nós pretendemos”, diz Pedro Calado, que afirma desejar que o Funchal volte a ser uma referência nacional e internacional pela sua qualidade ambiental. “ Uma imagem que se perdeu nos últimos 8 anos”, constata.

É aposta da Câmara  encetar uma campanha de sensibilização nos meios de comunicação social, uma vez que, conforme refere o presidente da autarquia, “este trabalho não compete apenas ao município do Funchal, nem às juntas de freguesia, tem também de ser feito por toda a população, a qual tem de entender que nós estamos aqui para dar qualidade de vida a todos os munícipes”, frisou.

Na ocasião, Pedro Calado deixou uma palavra a todas as empresas que estão em contacto com a CMF, dirigindo-se ao presidente da Associação Comercial e Industrial do Funchal, Jorge Veiga França, também presente na apresentação do programa, para sensibilizar os empresários para o facto de este ser “um trabalho que deve ser conjunto e recíproco”.

A vereadora com o pelouro do Ambiente, Nádia Coelho salientou que “queremos uma cidade com “uma imagem moderna e civilizada”.