Albuquerque anuncia Unidade de Cuidados Continuados no Centro de Saúde do Porto Santo

O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, esteve hoje no Porto Santo com agenda cheia e anunciou que a Unidade de Cuidados Continuados do Porto Santo ficará integrada no novo Centro de Saúde do Porto Santo, a construir no sítio das Matas.

A novidade foi referida durante a cerimónia de entrega de uma viatura, adaptada, para pessoas com mobilidade reduzida para o Lar de Idosos da Fundação de Nossa Senhora da Piedade, instituição que visitou na tarde desta quinta-feira.

O governante diz que a construção da Unidade de Saúde tem um acréscimo de dois milhões de euros em relação ao valor inicialmente previsto (de sete milhões de euros), passando a custar nove milhões de euros, precisamente para permitir essa nova estrutura.

Desta forma, a Unidade de Cuidados Continuados do Porto Santo ficará junto ao centro de saúde, até para facilitar o apoio às pessoas que estão mais debilitadas.

Miguel Albuquerque fez ainda questão de agradecer à administração da Fundação de Nossa Senhora da Piedade e a todos os funcionários do Lar o trabalho que têm feito.

Concluiu, sublinhando que a carrinha hoje entregue custou mais do que o que estava previsto no Orçamento Participativo, “mas valeu a pena, porque ficaram com uma viatura em condições”, disse.

A Unidade Local de Saúde, que terá 5 mil metros quadrados, assegurará serviço de urgência e de internamento, consulta externa, cuidados continuados, hemodiálise, medicina física e reabilitação, bloco técnico de apoio e área industrial.

Albuquerque também visitou o parque empresarial onde será implementado um novo sistema de baterias, num investimento permitirá que 50% a 60% da produção de electricidade na ilha tenha por base a energia eólica e fotovoltaica.
O chefe do executivo foi acompanhado nesta visita por Pedro Fino na ida ao Parque de Baterias da Empresa de Electricidade da Madeira no Porto Santo, situado no Parque Empresarial local, onde o GR reforçará a capacidade de produção de energia eléctrica na ilha, potenciando o aproveitamento de fontes renováveis.

Para o efeito, encontra-se a concurso a instalação de um novo sistema de baterias, tendo em vista a otimização da produção de energia eléctrica de origem eólica e fotovoltaica, recorrendo ao seu armazenamento.

Ese procedimento agora lançado no âmbito do plano de acção “Porto Santo Sustentável – Smart Fossil Free Island” tem um valor base na ordem dos 10 milhões de euros.

Por outro lado, Migueol Albuquerque visitou o Ribeiro Salgado, onde ficou a conhecer o projecto urbanístico da autarquia para aquele local de acesso à praia.

O presidente da autarquia, Nuno Batista, quer dar um novo rosto ao Ribeiro Salgado, com uma “intervenção paisagística”, onde, assegura, “imperará a qualidade”.

Para o efeito, o projecto urbanístico dotará a área a intervencionar de equipamentos de apoio de praia, estabelecimento de restauração com esplanada, instalações sanitárias, prevalecendo as áreas de fruição, convívio, contemplação e de lazer – actividades lúdicas e desportivas – assentes em percursos pedestres acessíveis.