CMF contrai empréstimo de 3 milhões para comparticipar obra da ETAR do Funchal

A Câmara Municipal do Funchal (CMF) aprovou, hoje, a contratação de um empréstimo de médio/longo prazo para a comparticipação do Município na obra de “Recuperação e Ampliação da ETAR do Funchal”, um projecto co-financiado pela União Europeia e pelo Governo Regional.

O financiamento bancário até 3 milhões de euros, com um spread de 0,445%,   tem um prazo de amortização de  20 anos, informa a autarquia. A contração deste empréstimo, que será submetida a apreciação da Assembleia Municipal, registou os votos contrários dos vereadores da Coligação ‘Confiança’.  Face a este sentido de voto, Pedro Calado conclui que “a coligação ‘Confiança’ não quer esta importante obra para a cidade do Funchal, nem o desenvolvimento” .

Nesta reunião, o executivo municipal decidiu prorrogar o prazo em 40 dias, para  a conclusão da obra  da primeira fase da ciclovia da Estrada Monumental, à frente do Fórum Madeira. A conclusão dos trabalhos foi prorrogada, até final de Março de 2022.

O edil funchalense, Pedro Calado, refere que este adiamento, feito a pedido do empreiteiro, é a titulo excepcional e que resultou da situação de Covid-19 que a construtora atravessou e que obrigou ao isolamento de muitos trabalhadores. Contudo, deixa o aviso de que, para além deste período “não há contemplações”.

“A obra tem de estar mesmo terminada, para podermos avançar para a 2ª fase da ciclovia, junto da ponte do Ribeiro Seco”, declarou.

O presidente da CMf anunciou ainda a aprovação de benefícios fiscais ((redução do IVA, IMT; IMI e isenção de taxas) de 4 projectos de reabilitação urbana no Centro do Funchal.

A Câmara do Funchal também aprovou, esta quinta-feira, a abertura de Concursos Internos de Acesso Gerais para Recrutamento de dois Adjuntos Técnicos do Corpo de Bombeiros Sapadores do Funchal. Foi feita admissão de um Adjunto Técnico Operacional e um Adjunto Técnico para Emergência pré-hospitalar, que coadjuvarão o Comandante do Corpo de Bombeiros Sapadores do Funchal, que tem ao serviço 150 elementos.

Outra deliberação, foi o 23º concurso  “FUNCHAL – CIDADE FLORIDA” – 2022. Um concurso feito anualmente para premiar as hortas urbanas municipais e os jardins de habitações, unidades hoteleiras e outros. Os prémios pecuniários podem atingir um valor global de 6mil e 600 euros.

Os vereadores da Coligação PSD/CDS, chumbaram, por outro lado, uma proposta apresentada pela Coligação ‘Confiança’ que,  previa a transmissão das reuniões do executivo de CMF.

Pedro Calado justifica: “Não queremos transformar as reuniões de Câmara em episódios de “Big Brother”, sobretudo porque também se debatem problemas individuais das pessoas”.