CMF diz querer incrementar cooperação com a Protecção Civil regional

O edil funchalense quer consolidar relações, colaboração e diálogo permanente entre o Serviço Municipal de Protecção Civil e o Serviço de Protecção Civil Regional. Foi isso que Pedro Calado transmitiu hoje ao presidente do Conselho Directivo do SRPC,IP-RAM, coronel António Nunes, durante uma audiência para  apresentação de cumprimentos.

Calado considera que o contingente de bombeiros tem correspondido às  necessidades actuais e que para a dimensão do concelho do Funchal é suficiente neste momento. Porém, admite que as necessidades vão aumentando, pois não só a cidade vai crescendo, como há outras vulnerabilidades decorrentes das alterações climáticas. “É uma questão premente que nós temos de ter atenção”, refere.

Outra preocupação manifestada pelo presidente da Câmara refere-se à média de idade elevada de alguns bombeiros. “A autarquia está a preparar a renovação e substituição de alguns elementos para ver se, a curto prazo, temos os  quadros melhor apetrechados das nossas corporações”, salientou, garantindo, que “para  já nós temos dado conta das situações que têm aparecido”.

Em seu entender, a  Região e o concelho do Funchal estão melhor preparadas que há uns anos para dar resposta às situações.  “Tem sido feito um trabalho muito positivo, na área da formação nas mais diversas áreas de risco”, referiu.

Por sua vez, o presidente do Conselho Directivo do SRPC,IP-RAM reiterou  também a disponibilidade em colaborar com a CMF, tendo referido igualmente que a média de idade avançada de  alguns elementos  é um problema transversal a todas as corporações de bombeiros da Região. Contudo, deixa uma ressalva: “Nós estamos a dar formação a novos bombeiros e esperamos que a breve trecho possamos ter uma renovação dos corpos de bombeiros da Região, de modo a que continuem  a garantir a segurança das pessoas e dos bens”.