Presidente da ALRAM alerta jovens para a desinformação das redes sociais

O presidente do parlamento regional afirmou, hoje, que a “desinformação noticiosa pode prejudicar a democracia”. José Manuel Rodrigues considera que são altamente “nefastas as mentiras que são propaladas em termos noticiosos, obviamente que não pela comunicação social de referência, mas por pessoas que podem gerar notícias, que depois se transformam em ‘bolas de neve’, muitas vezes difíceis de controlar”.

O alerta foi deixado aos jovens estudantes numa conferência promovida pela Escola Secundária Jaime Moniz subordinada à temática “O impacto da desinformação na Democracia”, inserida na Sessão Escolar do Parlamento Jovem Nacional.

“É dever do Estado e dos governos apoiarem cada vez mais a comunicação social de referência”, disse. O antigo jornalista é, também, defensor de um Estado com canais públicos de televisão e rádio para “salvaguardar a democracia, o interesse público e a veracidade da informação”.

José Manuel Rodrigues apelou ainda aos cidadãos, consumidores de informação, “para que defendam a comunicação social de referência, assinando essa comunicação social de referência em vez de se alimentar da net, das redes sociais e de outros canais de informação de notícias, que muitas vezes são falsas”.

“O exemplo da pandemia é o mais elucidativo”, salientou “Nos últimos dois anos foram encontradas na internet milhares de informações falsas sobre a pandemia e isso provocou nas pessoas receios, medos e inseguranças que agora estamos a pagar, em termos de saúde física e mental”. Defendeu ainda a aposta das escolas na “literacia mediática”.

O presidente da ALRAM quis, no entanto, deixar claro que, apesar de tudo, somos privilegiados por vivermos na revolução digital e devemos saber tirar partido das ferramentas e desafios que a mesma coloca ao nosso dispor, nomeadamente na luta por uma informação mais limpa, em defesa da verdade.