Dmitry Silvian dá masterclass de violoncelo no Conservatório

Na próxima quinta-feira, dia 13 de Janeiro, decorrerá, no Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, uma masterclass de violoncelo sob orientação de  Dmitry Silvian, jovem violoncelista laureado em vários concursos internacionais e diplomado com louvor pelo Conservatório de Música de Paris. Esta actividade decorrerá entre as 14h00 e as 17h00 e é aberta aos alunos e docentes desta instituição, refere um comunicado.

No seguimento desta parceria entre o Conservatório e a ANSA/COM, decorrerá também uma conferência sobre ‘A Vida e Obra de Henry Vieuxtemps’, integrada no âmbito das comemorações do 200ª aniversário do nascimento de H. Vieuxtemps, compositor e violinista belga activo em França, autor de um vasto legado de composições. Esta actividade realizar-se-á, igualmente, no Salão Nobre do Conservatório, no dia 14 de Janeiro, entre as 14h00 e as 15h00. A conferência será proferida pela bisneta do compositor e actual presidente da Associação Henry Vieuxtemps, Agnès Briolle-Vieuxtemps.

Dmitry Silvian nasceu em 1987 em Odessa (Ucrânia). Iniciou os seus estudos de violoncelo aos 7 anos de idade na Stoliarsky School em Odessa. Dois anos mais tarde continuou os seus estudos na Rússia com Mark Reizenstock na escola de Música afiliada ao Conservatório de São Petersburgo. Aos doze anos começou a dar concertos na Estónia, França, e em diversas salas com Orquestras em São Petersburgo.

Em 2003, Silvian ingressou no Conservatório de Boulogne, na França, sob a direcção de Michel Strauss, três anos depois recebeu por unanimidade, com menção e diploma do mais alto Nível. Em 2006, ingressou no Conservatório Nacional de Música e Dança de Paris sob a liderança de vários professores: Michel Strauss, Roland Pidoux, Marc Coppey, Bruno Cocset em violoncelo barroco e Itamar Golan e Claire Desert como professores de música de câmara. Em 2010 recebeu o Diploma de Formação Superior, com louvor.

No mesmo ano, foi convidado a fazer um recital no Festival Vladimir Spivakov em Colmar, em França, quando interpretou duas sonatas de Brahms e o Concerto Haydn em dó maior, com a orquestra na final do Grand Concours de Levallois, na França.

Em janeiro de 2011, foi convidado por Tugan Sokhiev, Maestro da Orquestra de Toulouse, para interpretar o concerto de violoncelo nº 1 de Saint-Saens no Halle aux Grains, em Toulouse, França. Em março, obteve o Grand Prix como solista e o 1º Prémio na categoria de Música de Câmara no Fórum Internacional da Madeira.

Em maio de 2011, Dmitry é laureado com o Projeto Banque Populaire Foundation para jovens músicos, através do qual obteve uma bolsa por três anos.

Em 2013, ganhou o 1º prémio e o prémio especial da melhor performance no concurso American Protégé em Nova Iorque, posteriormente foi convidado para o festival de música iPalpiti, no qual se apresentou no Disney Hall em Los Angeles.

No mesmo ano, finalizou o Mestrado no Conservatório Nacional de Paris no qual continua a realizar o mestrado em Música de Câmara (trio) com quem se apresentou no festival Salle Pleyel e Folle Journee, no Japão.

Em junho de 2015, Dmitry ganhou o 4º prémio no Washington International Competition para cordas.

Neste momento, Silvian Dmitry é o “Embaixador da iClassical Academy – jovem músico destacado” – a primeira plataforma social e digital para jovens músicos e profissionais.