Estepilha: o que já saiu no FN faz manchete nos matutinos dias depois

O avião ambulância que veio buscar o emigrante… que faleceu entretanto.

O Estepilha adora ver como os dois descredibilizados matutinos açambarcadores de grandes verbas dos apoios do MEDIARAM replicam novidades dadas pelo Funchal Notícias, um, dois, três dias depois, às vezes semanas ou mais, como se tivessem descoberto a pólvora, e sem fazer nenhuma menção de quem deu a notícia primeiro. São useiros e vezeiros nisso. Desta vez, foi o caso com o emigrante na África do Sul, que um avião vinha buscar aos hospitais da RAM, mas que teve a infelicidade de falecer antes.

O caso ocupou várias colunas da primeira página do JM e duas páginas interiores. Nada de novo. Claro que faltou um qualquer reparo ao facto de o FN já ter dado os ingredientes básicos da história em primeira mão (a insatisfação da família com o SESARAM, a chegada do avião, a morte do emigrante já depois de  avião ter chegado à Madeira). O Estepilha compreende que estes bons pregadores da ética jornalística, para terem a delicadeza de fazer uma qualquer menção a este jornalzinho “de vão de escada” (mas que muitas vezes noticia primeiro) tinham que ter tomado chá em pequenos, como se costuma dizer. Nós procuramos referir quem deu primeiro, mas isso somos nós…

O Estepilha acha que o leitor deve ficar perplexo quando o que já leu no FN e foi replicado muitas vezes ocupa de repente espaço num dos jornais “credíveis” desta terra. Mas enfim, é caso para dizer, sirvam-se à vontade!

Como costumava dizer em tempos o actual timoneiro do JM, em relação aos esforços inglórios: “Nosso Senhor está vendo!”