Concerto de homenagem a Astor Piazzolla hoje às 18 h no Teatro Municipal

Hoje pelas 18 h no Teatro Municipal Baltazar Dias, a Orquestra Clássica da Madeira protagoniza um concerto comemorativo dos 100 anos do nascimento do mestre do tango, Astor Piazzolla. Como convidados, o maestro Evan-Alexis Christ e a violinista Nadja Nevolovitsch.

“Nadja estreia-se com a nossa orquestra com este programa especial, concebido propositadamente para esta ocasião. Neste programa teremos a oportunidade de ouvir 5 orquestrações originais de Arnold Nevolovitsch sobre temas de Piazzola e duas composições originais em versão orquestral, todas elas, em primeira audição absoluta”, refere o director artístico da OCM, Norberto Gomes.

Os bilhetes custam entre 20€ e 5€ e estão disponíveis na bilheteira do Teatro Municipal.

PROGRAMA:

  1. Chabrier (1841 – 1894) – Espana Rapsódia
  2. Gardel (1890 – 1935) Orq. John Williams – Tango “Por Una Cabeza”
  3. Nevolovitsch (1953 -) – Impromptu nostalgique
  4. Piazzolla (1921 – 1992) Orq. A. Laertes – Libertango
  5. Piazzolla (1921 – 1992) Orq. A. Nevolovitsch (1953 -) – Milonga del Angel
  6. Piazzolla (1921 – 1992) Orq. A. Nevolovitsch (1953 -) – Primavera Portena
  7. Marquez (1950 -) – Danzon No. 2 “Peermusic Classical GmbH”
  8. Piazzolla (1921 – 1992) Orq. A. Nevolovitsch (1953 -) – Adios Nonino
  9. Piazzolla (1921 – 1992) Orq. A. Nevolovitsch (1953 -) – Fracanapa
  10. Piazzolla (1921 – 1992) Orq. A. Nevolovitsch (1953 -) – Oblivion
  11. Nevolovitsch (1953 -) – Tango Vita

*Maestro Convidado*Alexis-Evan Christ*

Evan-Alexis Christ, um dos principais maestros da sua geração, ganhou reconhecimento pelos seus inovadores programas de concerto e repertório. Tendo dirigido todo o repertório standard para orquestra, os ciclos com as integrais das sinfonias de Mahler e Beethoven foram recebidos com especial aclamação pela crítica. Além disso, dirigiu 60 apresentações de estreias mundiais e inúmeros concertos de fusão.

Evan-Alexis Christ foi Diretor Musical da Ópera Estatal de Brandemburgo em Cottbus entre 2008 e 2018, tornando-o na época, um dos mais jovens maestros na Alemanha. Esta orquestra teve um grande desenvolvimento neste período, com a gravação de vários CDs assim como tournés internacionais pela primeira vez nos seus 100 anos de história. Em 2011, a orquestra ganhou o prémio das editoras (Boosey e Hawkes, Peters, Breitkopf, etc., pelo melhor programa de concertos de todas as orquestras alemãs. Em 2010, os cidadãos da cidade de Cottbus votaram em Christ como persolnalidade do ano em Cottbus. Nos concertos regulares por assinaturas, o público passou de 70 a 95% da capacidade sob sua liderança. De 2009 até 2018, esta orquestra apresentou obras em estreia mundial em todos os concertos de subscrição. Depois de uma breve passagem em 2003 como ensaiador vocal no Portland (OR), Opera, Evan Christ foi o 1º Kapellmeister e Diretor Musical Associado na Würzburg Opera entre 2003 e 2005. De 2005 a 2008, foi o Kapellmeister principal na Wuppertal Opera.

Dirigiu internacionalmente mais de 50 orquestras e Teatros de Ópera, mais recentemente,  a Orquestra Deutsche Sinfonie Berlin, Filarmónica de Zagreb, Frankfurt Radio Symphony , Deutsche Oper Berlin e a Orquestra Filarmónica de Bremen.

Evan-Alexis Christ realizou mais de 50 produções teatrais, incluindo Ring, Elektra, Wozzeck, Salome, Fidelio, todas as principais Óperas de Mozart e numerosos repertórios italianos e franceses.

Estreou-se no Festival de Salzburgo no verão de 2011, dirigindo a Ópera de Salvatore Sciarrino, Macbeth, com o Klangforum Wien.

Nascido em Los Angeles, oriundo de uma família de músicos, Evan-Alexis Christ passou a sua infância em Las Vegas, onde a sua mãe era concertino para a MGM Grand Celebrity Room Orchestra, acompanhando muitos dos artistas da “velha guarda”, como Rat Pack, Elvis, Liberace, etc. Inicialmente começou a tocar oboé e piano e posteriormente a estudar matemática e composição na Universidade de Harvard. A sua formação em direção de orquestra foi realizada no Conservatório de Música de Leipzig.

 

*Solista Convidada* Nadja Nevolovitsch*

Elogiada na imprensa pela sua elevada sensibilidade musical e pureza nas interpretações, a violinista Nadja Nevolovitsch apresenta-se regularmente em famosas salas de concerto, como De Singel em Antuérpia, Palais des Beaux Arts em Bruxelas, Concertgebouw em Bruges, Casa da Música no Porto, Victoria Hall em Genebra, a Filarmonia em São Petersburgo e o Centro de Artes Cênicas em Tel Aviv.Nadja estreou-se enquanto solista com a Orquestra Sinfónica do Estado de São Petersburgo aos 11 anos. Desde então, apresentou-se com várias orquestras, incluindo a Orquestra Nacional da Lituânia, Orquestra Filarmónica de Bruxelas, Norddeutsche Philharmonie Rostock, Orquestra Sinfónica do Estado da Nova Rússia, Baden-Badener Philharmonie, Camerata Menuhin, Harmos Festival Orchestra e trabalhou com maestros, tais como Rudolf Werthen, Shlomo Mintz, Dirk Vermeulen, Ronald Zollman, Andrej Petrenko e Ivo Venkov.

Na temporada 2014/2015, destaca-se a sua estreia na Konzerthaus Berlin, bem como o lançamento do seu novo CD com Peter Van de Velde.

Nadja Nevolovitsch ganhou diversos prémios em competições internacionais tais como a competição Henri Wieniawsky na Polónia e a competição Toshiya Eto em Tóquio. Ganhou o 1.º prémio no concurso nacional alemão “Jugend musiziert” em 2001 e teve participação em 3 concursos consecutivos em 2005, ano em que ganhou o 2.º prémio, bem como o prémio do júri infantil e o prémio especial para a melhor interpretação de uma peça contemporânea , no concurso internacional Sion-Valais na Suíça, 2º prémio, prémio do público e vários prémios especiais no concurso internacional Queen Sophie Charlotte na Alemanha e 1º prémio no Concurso Europeu para Jovens Solistas no Luxemburgo.

Entusiasta musicista de câmara, Nadja Nevolovitsch foi a 1ª violinista do quarteto de cordas da Academia Menuhin em 2011. Nesse mesmo ano, ganhou o 1.º prémio e o prémio do público no concurso de quarteto Chamonix-Mont-Blanc, em França.

Apresentou-se  com artistas como Yuri Bashmet, Lynn Harrell, Thomas Brandis, Evelinde Trenkner, Diemut Poppen, Martin Ostertag, Máté Szücs e Viktoria Lakissova e teve presença em festivais de renome, incluindo Festival International de Musique Sion-Valais na Suíça, Chamber Music Connects the World in Kronberg (Alemanha), festival Scharwenka em Szamotuly (Polônia) e Internationales Lübecker Kammermusikfest na Alemanha, onde tem sido regularmente convidada a interpretar várias obras desconhecidas nos últimos anos.

Desde a infância, Nadja Nevolovitsch formou um duo com sua irmã Marianna Nevolovitsch (piano) e desde 2010 também juntou o organista Peter Van de Velde, com quem gravou seu último CD: “Encounters” (Éolo, 2012). O álbum recebeu excelentes críticas

Nascida em São Petersburgo numa família de músicos, Nadja Nevolovitsch começou a tocar violino aos 6 anos de idade. Após seus primeiros anos de educação na Escola de Música Especializada para crianças superdotadas em São Petersburgo, mudou -se para a Alemanha com a sua família. Entrou na classe de Zakhar Bron em Lübeck. Mais tarde, estudaria com Anna Netchiporouk-Bron, Thomas Brandis e Liviu Prunaru.De 2004 a 2008, Nadja estudou com Igor Oistrakh no Royal Conservatory de Bruxelas, onde obteve o grau de mestre com maior distinção, seguido do grau de solista (Konzertexamen) em 2013 na Hochschule für Musik und Theatre Rostock, onde frequentou o Petru Munteanu’s classe. Recebeu aconselhamentos musicais e orientação de Ivry Gitlis.No período de 2008-2009, Nadja Nevolovitsch foi professora assistente de Igor Oistrakh no Conservatório Real de Bruxelas.