PS-Porto Santo justifica chumbo ao orçamento com “fraca aposta no social”

O PS diz que votou contra o Orçamento do Porto Santo devido à fraca aposta no social. Tal foi a razão invocada pelo vereador do PS na autarquia porto-santense, Miguel Brito, para votar contra o orçamento e plano de investimentos para 2022.

No seu entender, não se contempla uma aposta na área social, integrada e em rede, que seja capaz de dar resposta aos problemas estruturais de vários anos, agravados com a actual crise pandémica.

Hoje, no final da reunião da edilidade, Miguel Brito disse que, tendo em conta a realidade actual, marcada pela pandemia e pelas dificuldades da mesma resultantes, “esta era a altura de apostar na área social, de uma forma sustentável e integral”.

Entre os contributos que o PS apresentou para o orçamento de 2022, encontravam-se a proposta de criação de um plano integrado de apoio social e de uma comissão de apoio à pessoa idosa, de modo a dar melhores condições às pessoas que atravessam maiores dificuldades, os quais não foram acolhidos pelo executivo.

Miguel Brito vinca, assim, que continua a faltar um verdadeiro diagnóstico da realidade social na ilha, de modo a que possa ser desenvolvida uma estratégia com vista a apoiar estas pessoas e a promover a sua autonomização e empoderamento, bem como uma comissão de protecção com uma equipa multidisciplinar para garantir uma vida mais digna à população idosa em situação de maior fragilidade. Por outro lado, o orçamento não contempla um reforço do apoio financeiro à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Porto Santo.