Olavo Câmara dispensado de deputado pelos jornais

O até agora deputado pelo PS em São Bento, já reagiu à sua não inclusão na lista do partido às eleições de 30 de janeiro:

“Madeirenses e Porto-Santenses,
Camaradas,
Amigos,

Foi assim, bem pequeno, no Porto Moniz, que a minha vida política começou: a pegar na bandeira do PS, a ajudar a colar cartazes, a acompanhar sempre o meu Pai, durante muitos anos, quando e onde era ainda mais difícil ser do PS. Foi no Porto Moniz que aprendi a perder, a ganhar e, acima de tudo, a trabalhar para superar adversidades, por maiores que sejam, em nome daquilo em que acredito.

Passaram mais de 30 anos. Desde aí, tornei-me militante da JS aos 14 anos e do PS logo que possível. Concluí o meu curso de Direito, tornei-me Advogado e, depois, durante os últimos 10 anos, dediquei grande parte do meu tempo, a quase exclusividade do meu tempo, à JS e ao PS. Não me arrependo dessa opção, nem por um momento. Liderei a JS durante praticamente 8 anos, depois de umas eleições inicialmente com dois candidatos, em que não parti como favorito mas terminei como vencedor. Durante este tempo, também ajudei o PS a vencer eleições em 2013, 2017 e 2021, no Porto Moniz e não só, e a ter os melhores resultados de sempre nas três eleições de 2019. Sei que na JS e no PS cumpri sempre o meu dever, sem abdicar da minha liberdade de pensamento e acção. E sei que foi também graças a isso que durante estes anos conseguimos eleger, entre muitos outros, jovens para os três principais parlamentos, regional, nacional e europeu, jovens vereadores e presidentes de junta de freguesia, e dirigentes máximos da JS e do PS, a nível regional e nacional. Com o meu contributo e de muitos que me acompanharam, a JS cresceu, o PS cresceu e o nosso projecto político regional atingiu a sua máxima força em 50 anos de História. Não fiz nada sozinho, mas devolvi sempre a camaradagem de tantos em energia, empenho e dedicação sem limites. Perdemos, vencemos, crescemos juntos.

Pelo caminho, tive oportunidade de ser deputado à Assembleia Legislativa Regional durante 4 meses e, agora, durante 2 anos, à Assembleia da República. Durante este tempo, dei o meu melhor para defender a Madeira, o Porto Moniz e as novas gerações. Sinto que cumpri o meu papel, mas esse tempo chegou agora ao fim. Não conheço as razões, não me foram apresentadas e recebi a notícia pelos jornais. Nem antes, nem durante, nem depois da reunião da Comissão Política Regional de ontem, recebi qualquer contacto, de qualquer elemento da atual direção regional do PS, a explicar os motivos dessa opção, o que lamento. Apesar disso, aos meus verdadeiros camaradas socialistas reforço o que todos sabem: os socialistas conhecem-me e sabem que não viro a cara a nenhuma luta, perante qualquer adversidade.

Esse trabalho termina, mas continua outro, com igual nobreza e que desempenharei com idêntico orgulho e vontade: o de ser líder parlamentar na Assembleia Municipal do Porto Moniz, na minha terra, em nome do meu povo. No mesmo sítio onde comecei este trajecto e onde todos sabem que podem contar comigo para continuar a lutar pela melhoria da sua qualidade de vida, desde os mais novos aos mais velhos. Regresso também à minha profissão de Advogado e à minha condição de militante de base do PS, certo de que continuaremos a construir futuro: pelo PS, pelo Porto Moniz, pela Madeira, por Portugal.

A todos os que me acompanham,
Um Abraço Amigo,
Olavo Câmara”