UMa recebe 80 jovens de São Tomé e Príncipe para cursos

A Universidade da Madeira e o Ministério de Turismo e Cultura da República Democrática de São Tomé e Príncipe assinaram em Abril de 2021 um protocolo de cooperação para a formação e capacitação da mão-de obra São-Tomense, refere uma nota do estabelecimento de ensino superior madeirense.

Ao abrigo deste protocolo, a UMa receberá já este ano lectivo de 2021/2022 cerca de 80 jovens santomenses para os seus cursos de Licenciatura e Técnicos Superiores Profissionais. Os primeiros 20 jovens chegaram no passado domingo, dia 5 de Dezembro, tendo ficado alojados na Residência Universitária dos Serviços de Acção Social da UMa. Os restantes 60 vão chegar durante as próximas semanas, informa-se.

Esta cooperação insere-se numa dinâmica para a execução do Programa de formação e de capacitação. As formações iniciais serão destinadas aos jovens São-tomenses que queiram graduar-se e/ou pós-graduar-se na UMa. Por sua vez, a capacitação e/ou a pós-graduação destinam-se essencialmente aos funcionários da Direcção Geral de Turismo e Hotelaria de São Tomé.  Além da componente de formação, este protocolo vai também proporcionar a partilha de conhecimento e a realização de trabalhos de investigação científica.

O protocolo foi assinado pelo Reitor da UMa, Sílvio Moreira Fernandes, e pelo Ministro de Turismo e Cultura de São Tomé e Príncipe, Aerton do Rosário Crisóstomo. É válido por um prazo de cinco anos, sendo renovável por períodos de igual duração.