Trimarã que disputa a “Transat Jacques Vabre” obrigado a fazer escala técnica na Madeira

foto Wikipedia

De acordo com a prestigiada revista francesa “Voiles et Voiliers”, dedicada aos desportos náuticos e à vela em particular, o trimarã “Sodebo Ultim 3”, verdadeiro “fórmula 1” dos mares que disputa a regata Transat Jacques Vabre, deverá fazer uma escala técnica esta noite “perto do Funchal”. A informação, divulgada no site online desta publicação francófona, revela que o trimarã, tripulado por Thomas Couville e Thomas Rouxel, terá de ser alvo de reparação num “foil” de estibordo, danificado numa colisão com o que se designa “Objecto Flutuante Não Identificado”. Na realidade, estas embarcações “voam” sobre a água em “foils” a velocidades próximas aos quarenta nós e, quando se verifica um embate com um objecto, quase nem dá para aperceber, em muitos casos, se o mesmo era inanimado… ou animal. O certo é que o dano prejudicou o veleiro, que ia em segundo lugar numa competição que atravessa o Atlântico, com embarcações com apenas dois tripulantes. A vitória, essa, é que entretanto parece ter fugido definitivamente a estes concorrentes.

A colisão, violenta, com o “OFNI” deu-se na noite de quarta para quinta-feira (10 para 11 de Novembro), por volta da 1 hora da madrugada, obrigando os tripulantes a diminuir a velocidade para fazer um diagnóstico inicial, concluindo-se que o “foil” se tinha quebrado.

Cinco membros da equipa de apoio da Sodebo foram entretanto enviados para a Madeira, para prestar apoio aos navegadores. Deverão chegar esta noite, segundo informa a “Voiles et Voiliers”, depois da meia-noite. Não foi especificado onde ou como a reparação poderá ser realizada. A Quinta do Lorde, pensamos, poderá ser uma possibilidade… Mas estes trimarãs são de grandes dimensões e não é propriamente qualquer lugar, na Região, que tem condições para os albergar e para se proceder a reparações nos mesmos.