CMF divulga vencedores do Prémio Maria Aurora

A Câmara Municipal do Funchal divulgou hoje os vencedores da 7ª edição do Prémio Municipal Maria Aurora. Segundo a autarquia, houve dois vencedores, que repartirão entre si os 3 mil euros de prémio.

Os vencedores foram Jéssica Sousa Ornelas, com o conto “O Poço”, e Elizabeth Kristine de Jesus Vieira, com o vídeo “Lberdade para Sonhar”.

No âmbito da 6ª edição do Concurso de  vídeo “Caminhando para a Igualdade”, o vídeo “Lote250474” da autoria de Diva Soraia Freitas Gomes, Edgar Alexander Gomes Barros, Marcelo Henrique Correia da Graça e Lícia Isabel Correia Ferraz logrou conquistar um prémio de 500 euros.

A cerimónia de divulgação dos vencedores decorreu hoje no Salão Nobre da Câmara do Funchal, e contou com a presença da vereadora Margarida Pocinho.

Na ocasião,  Margarida Pocinho disse ser este um dia importante, sublinhando que a igualdade de género deveria ser encarada com muita naturalidade porque “somos todos pessoas, sejamos nós do sexo feminino ou do sexo masculino  ou de outras orientações sexuais”.

“O sexo é fisiológico e é diferente e é para ser respeitado. O género é cultural e ao assumir um determinado género aí é que se colocam os problemas. Nós muitas vezes não aceitamos que uma pessoa tenha um género, uma identidade que não é aquela que a sociedade espera e portanto esta questão da igualdade de género seja ela mais fisiológica ou cultural é uma questão muito importante que deve ser respeitada”, declarou.

A vereadora acredita que um dia a sociedade não vai precisar de lembrar constantemente  a igualdade de género, e principalmente a igualdade de oportunidades.

Margarida Pocinho entende  que a educação faz toda a diferença para mudar mentalidades. “É  na infância que devemos trabalhar para desfazer estes mitos”, sublinha.