Faleceu o académico e conferencista Donald Silva

Faleceu a 21 de Outubro, de pneumonia, o académico J. Donald Silva, Professor Emérito da Universidade de New Hampshire, Estados Unidos da América (1935-2021) Era uma pessoa muito interessada pela terra de onde, supostamente, em tempos mais recuados, foram originários alguns antepassados seus, e onde deu, desde cerca de 1980, aproximadamente vinte e cinco conferências sobre variadas temáticas (das quais uma das últimas foi, por exemplo, sobre a História do Turismo na Madeira).
Vinha assiduamente à ilha e chegou a ser premiado pelo Governo Regional com a medalha de mérito turístico.
Publicou seis livros, três dos quais de temática madeirense, dos quais se destaca “The Magnolia Lectures”, no qual reuniu algumas das conferências proferidas no Funchal, em língua inglesa, a convite da antiga Biblioteca de Culturas Estrangeiras da Quinta Magnólia.
Fez palestras não só ali, mas também na Casa-Museu Frederico de Freitas e na Biblioteca Municipal do Funchal.

Entre as suas obras, contam-se, por exemplo:

An annotated bibliography and internet guide for the Madeira Islands. Lewiston, NY ; Lampeter: Edwin Mellen Press, 2005. ISBN 0773461698.
 
Black Kestrel: A Story of Madeira. Bangor: Booklocker.com Incorporated, 2006. (Romance cuja acção se desenrola na freguesia do Campanário, Madeira, no séc. XIX).
 
The Magnolia Lectures: Funchal, Madeira: essays and history. USA: Booklocker.com, Inc., 2014.
As “Magnolia Lectures” foram palestras realizadas ao longo de dez anos, na Quinta Magnólia, como já referido acima, abordando temas como a história e a literatura das ilhas, incluindo contos e ensaios sobre mercadores do Vinho, edifícios históricos, lendas e contos populares.