JPP quer discutir o ferry nas jornadas de 13 de Novembro

Na actividade política desta manhã, Élvio Sousa convidou a população para as jornadas JPP, subordinadas ao tema “Ferry e Continuidade Territorial”, que decorrerão no próximo dia 13 de Novembro, no Funchal.

“A continuidade territorial e o direito a ter um transporte alternativo ao meio aéreo são as directrizes que norteiam estas jornadas”, frisou o líder parlamentar, recordando que este é um dos temas sobre o qual o JPP tem se debruçado, ao longo dos últimos anos.

Para além das associações representativas da sociedade e outras individualidades, o JPP convidará para o evento economistas que estudaram a operação Ferry, o presidente do Governo Regional da Madeira e o próprio Governo da República, segundo informações do presidente do Grupo Parlamentar.

“Por ser uma aspiração das populações e uma promessa eleitoral de sucessivos intervenientes políticos, e, até à data, com sucessivos recuos, nós não podemos deixar que os compromissos feitos pelos eleitos aos eleitores caiam em saco roto, e não sejam cumpridos”, referiu o deputado.

“Quando a Autoridade da Concorrência, numa decisão de 2015, afirmou que existe verticalização do transporte de mercadorias na Região Autónoma da Madeira (integração vertical), um aspeto que não favorece a concorrência num sector vital para a economia regional, é por demais evidente que, tendo a operação ferry representado 10% do transporte mercadorias na Região, sem apoios operacionais e sem isenção de taxas, a economia insular agradece este serviço”, fsublinhou.

“O ferry é um transporte viável para introduzir concorrência no preço dos fretes do transporte contentorizado, e ao contrário do que têm afirmado alguns players, se tal não fosse, por que razão o PSD/CDS colocou este transporte no rol das promessas eleitorais?”, questionou Élvio Sousa, no fim das declarações.