Estepilha: bispo é “manequim” do Bordado Madeira…

Rui Marote
Que o Senhor nos perdoe, mas o Estepilha não pode fechar os olhos ao quotidiano diário da nossa Madeira. Há notícias que espantam, alegram, comovem, fazem rir… ou deixam um nó na garganta. O secretário regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural deu ontem conhecimento de uma oferta ao Bispo D. Nuno Brás: paramentos episcopais a serem usados durante as comemorações dos 500 anos da escolha de S. Tiago Menor, padroeiro da Diocese do Funchal.
A casula vermelha, cor escolhida e usada na festa dos apóstolos, com aplicações em bordado Madeira em linha dourada, é uma criação da desenhadora Graciela de Jesus e da bordadeira Cecília Manuela Gomes. Um trabalho brilhante com que o IVBAM obsequiou o bispo do Funchal.
Já no último Natal, D. Nuno Brás recebeu do menino Jesus um presente no sapatinho, paramentos episcopais com aplicações em bordado Madeira, utilizados na tradicional Missa do Galo. Só agora o Secretário deu conhecimento desta oferta.
O Estepilha acha muito bem. Já diz o apóstolo Paulo em Colossenses 3:23: “Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para para os homens”…
Porém, os apreciadores desta arte, Estepilha…, não lograram vislumbrar o selo de garantia e certificação, nas vestes, que testemunha a qualidade e autenticidade das peças produzidas na Madeira. Assim não se eliminam todas as dúvidas de que se trate de bordado chinês…
A partir de agora o bispo será, portanto, o “manequim” do IVBAM para consumo interno, nas paróquias do arquipélago durante as crismas e visitas, uma vez que a casula vermelha é usada  nas cerimónias do Domingo de Ramos, no Pentecostes e nas celebrações da Paixão do Senhor.
Mas ironicamente, o Estepilha ousa insinuar que o IVBAM não fez a escolha certa. Sem desmerecer do bispo do Funchal, se o manequim fosse outro, por exemplo o cardeal Tolentino Mendonça, poderíamos almejar recuperar o mercado italiano do bordado… uma vez que em tempos idos, a Itália era o nosso maior cliente.
Imagine-se o cardeal Tolentino a passear-se pelo Vaticano em bordado da ilha! Isso sim é que seria promoção internacional. Já D. Nuno Brás a circular pelo Funchal em vestes bordadas ao modo que já inspirou Fátima Lopes, achamos que não irá incentivar a muitas compras entre os locais, pois a vida está cara. Mas pronto…