Jardim recebeu Prémio Emanuel Rodrigues; valor pecuniário foi para o “Dançando com a Diferença”

O parlamento regional entregou esta tarde ao antigo presidente do Governo Regional, Alberto João Jardim, o Prémio Emanuel Rodrigues. Jardim é vencedor da primeira edição deste galardão.

O antigo governante agradeceu ao júri a “benignidade” e frisou que a “Autonomia foi uma obra de todo o povo madeirense, dos que eram poder e dos que eram oposição.”

A escolha de Alberto João Jardim, segundo a ALRAM, deve-se “à sua figura, absolutamente incontornável na história da Região Autónoma da Madeira, na construção da Autonomia e o seu respetivo reflexo na nossa identidade regional”.

Ao vencedor do “Prémio Emanuel Rodrigues”, de acordo com o regulamento, é atribuído um prémio monetário no valor de 5.000 euros. Jardim decidiu entregar a totalidade desse valor a uma instituição que o júri considerasse pertinente. Por decisão do júri, presidido por Rubina Leal e composto ainda por Madalena Nunes e José Júlio Fernandes, o prémio foi doado ao grupo “Dançando com a Diferença”.

Numa cerimónia simples, realizada no gabinete do Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, Alberto João Jardim destacou ainda o “trabalho notável” do grupo Dançando com a Diferença, “que é não só exemplo nacional, mas também um exemplo internacional”, salientou.

Jardim ficou ainda sensibilizado pelo facto de o prémio ter o nome de Emanuel Rodrigues. “Fomos colegas de liceu, fomos colegas na universidade, fomos colegas na vida militar e depois fomos colegas na política”, recordou Apesar da amizade e de algumas divergências Jardim afirma que “é daqueles amigos que muito ajudou a fazer a Autonomia e que fica sempre no coração”.

O Prémio Emanuel Rodrigues foi criado para distinguir cidadãos ou conjuntos de cidadãos que, a título individual ou coletivo, tenham efectuado trabalhos no âmbito académico, literário, histórico, científico, artístico e jornalístico ou outros, que valorizem e relevem a importância da Autonomia e da identidade regional.

Da parte do grupo “Dançando com a Diferença”, o dirigente Telmo Ferreira salientou a importância do prémio, particularmente numa altura que a associação se prepara para dar “oportunidade a mais jovens que acabaram os cursos na área da dança e não têm onde dar aulas”.

Telmo Ferreira destaca ainda a importância da “fusão de pessoas com e sem deficiência” no crescimento do grupo que já conta com cerca de 200 elementos e no trabalho que tem sido desenvolvido, na Madeira e em Viseu.

Na ocasião marcou também presença o actual presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque. Na sua página do facebook, o governante referiu-se a Jardim como “o nosso carismático antigo Presidente” e considerou que a atribuição deste prémio foi “da mais elementar justiça”.