Gilberto Rodrigues segura Junta de Freguesia de Santo António da Serra para o PSD e lamenta calúnias na campanha

Gilberto Rodrigues tomou hoje posse como presidente da Junta de Freguesia de Santo António da Serra, a única freguesia do concelho de Machico que conseguiu segurar a vitória do PSD-CDS.

O autarca reeleito, numa disputa bem renhida com o PS local, assume a sua continuidade com um grande “sentimento de responsabilidade, humildade e sentido de missão”, para um mandato entre 2021 e 2025, no fundo, o seu último mandato, por imperativo legal.

No seu discurso de posse, Gilberto Rodrigues lamentou o baixo nível adotado pelo seu adversário durante a campanha eleitoral. “No decorrer da campanha eleitoral, e numa tentativa, desesperada de caça ao voto, foram criadas algumas mentiras e calúnias, as quais, tiveram o efeito de vitimizar mas que foram facilmente desmontadas, porque a nossa comunidade conhece-nos e sabe, perfeitamente, do que somos capazes. A população depositou, em nós, uma maioria absoluta, ainda mais significativa do que nas eleições anteriores, valorizando este projeto e o nosso trabalho e dando um cartão vermelho à atitude pouco digna de quem devia ter outro sentido de responsabilidade. Tem sido uma caminhada, por vezes dura, com altos e baixos. Mas, acredito que estamos e continuamos no caminho certo”.

Num concelho gerido pelo Partido Socialista, o trabalho da oposição social-democrata é ainda mais árduo. Gilberto Rodrigues reconhece-o: “Quando procuramos apoio ou ajuda de outras entidades para a resolução de problemas da nossa Freguesia, encontramos, por vezes, muitas portas fechadas, mas ao contrário de outros, não nos lamentamos nem procuramos desculpas. Adaptámo-nos, superámo-nos e vamos sempre  à procura de soluções. Foi para isso que fomos eleitos! Da minha parte, sabem que contarão sempre com a minha dedicação e empenho total no exercício desta função. Contem comigo para ser o vosso porta-voz, para acolher as vossas propostas e, sobretudo, para ouvir as críticas construtivas ao nosso trabalho”.

Gilberto Rodrigues deixou palavras de agradecimento a todos aqueles que cessaram funções e exerceram com dedicação o seu trabalho. De resto, o respeito mútuo vai continuara a imperar, através de um diálogo plural: “Nestas sessões de Assembleia de Freguesia, devidamente representada por membros do PSD, PS e JPP, tivemos sempre total abertura para apresentar e discutir todos os temas, em conformidade com a lei e o bom senso, sem nenhum tipo de omissões e onde todos, juntos, pudemos abordar, questionar e votar, todos os assuntos de interesse para a nossa Freguesia, sem tabus e sem politiquices. A todos os eleitos desejo os maiores sucessos, pois o sucesso de cada um será certamente traduzido numa melhor qualidade de vida para a nossa comunidade”.

Gilberto Rodrigues aproveitou a sua tomada de posse para lembrar ao presidente da Câmara Municipal de Machico que Santo António da Serra também faz parte do mapa de Machico. “Apesar de muitas vezes esquecida pelo executivo do Município, inclusive, no próprio discurso da tomada de posse do passado, domingo, dia 10 de Outubro, lembramos que em termos geográficos e administrativos, a Freguesia de Santo António da Serra, ainda é, uma das cinco Freguesias do Concelho. Como tal, gostaríamos de ser tratados com alguma equidade, relativamente às outras Freguesias. Ao contrário do que foi referido, nunca omitimos os apoios recebidos pelo Município, embora contestemos, sem dúvida, o facto de serem insuficientes para a quantidade de trabalho produzido”.

Transparência na gestão é também uma foram de atuação do autarca. Por isso, “dando cumprimento ao estabelecido na lei e por questões de transparência”, a página da internet da Junta de Freguesia permite “o acesso a toda a informação relativa às atividades e situação financeira, bem como, todos os protocolos de colaboração e apoios financeiros recebidos”.

Por fim, “o reconhecimento público” do presidente da JFSAS aos vogais da Junta de Freguesia que acompanharam o presidente neste mandato: “Aurélio Gouveia e Tony Gouveia, pelo contributo prestado no exercício das suas funções, pelo empenho, responsabilidade e dedicação à causa pública, que certamente, exigiram muitos sacrifícios a nível pessoal e profissional”.