Tiago Rodrigues: área social, cultura e desporto são prioridades para Santa Luzia

d

O novo presidente da Junta de Freguesia de Santa Luzia, Tiago Rodrigues, e que em breve será empossado, considera que o maior desafio que terá de resolver no seu mandato será, possivelmente, “a falta de emprego que a nossa população enfrenta, o que por sua vez vai originar mais pedidos de ajuda e de apoio por parte da junta de freguesia”. O novo autarca, antevendo-o, diz contar com uma equipa multidisciplinar e caracterizada por pessoas capazes e preparadas para acudir a essas famílias, sempre dentro das possibilidades e competência das Junta.

Outro dos grandes desafios, disse ao FN numa pequena entrevista, é a continuidade de todo o trabalho que foi feito em Santa Luzia, até ao presente. “Sinto-me preparado e ciente dos desafios que posso vir a enfrentar enquanto presidente e vou defender o nome de Santa Luzia e da minha população acima de tudo o que possa surgir”, promete o novo presidente, que sucede a José António Rodrigues, que já não se podia recandidatar, devido a ter atingido o limite de mandatos.

“As nossas prioridades são, sem dúvida, a área social. É este o foco para o qual pretendemos redireccionar grande parte dos apoios”, assume o nosso interlocutor, numa breve conversa com o Funchal Notícias. Referimos-lhe que Santa Luzia tem uma população já de certa maneira envelhecida, e perguntámos-lhe o que poderia ser feito para suprir as suas necessidades. Responde-nos assim:

“Tal como referido, Santa Luzia é uma freguesia caracterizada, na sua maioria, por população menos jovem. Um grupo a quem vamos continuar a dar atenção, apoio, carinho e solidariedade. Muitos vivem sozinhos e encontram na freguesia e nas nossas actividades uma forma de se manterem activos e combaterem a solidão, com idas regulares ao centro de convívio onde temos aulas de ginástica, desenho, bordado, dança e informática”.

Entretanto, e aos apoios já existentes, “vamos adicionar os exames complementares de diagnóstico, medicina dentária e oftalmologia, bem como apoio à população com material geriátrico”, refere.  Outra das prioridade, salienta, é uma efectiva aposta na realização de eventos culturais e desportivos

“Santa Luzia é uma freguesia onde as infraestruturas estão feitas e a rede de saneamento básico esta lançada. No entanto, será realizada a grande obra de requalificação do Centro de Convívio, que já vem sendo prometida desde 2013. Chegou o momento de ser concretizada uma vez que a CMF, presidida pelo Dr. Pedro Calado, vai estar do nosso lado neste grande projecto e proporcionar a melhoria deste espaço, esperada por todos os nossos fregueses há muito tempo”, garante Tiago Rodrigues.

Por outro lado, recorde-se, Santa Luzia foi fustigada pela aluvião do 20 de Fevereiro de 2010 e pelos incêndios que chegaram ao centro do Funchal, de má memória e que nesta freguesia causaram inclusive vítimas humanas. No campo da prevenção, o entrevistado diz que a Junta “continuará a manter o bom relacionamento com as instituições, nomeadamente a Segurança Social, IASAUDE, SESARAM, PSP e mesmo com a própria Protecção Civil”.

“Vamos manter as nossas sessões/acções de sensibilização junto da população, para assim fomentar a ligação entre estas instituições e os cidadãos”, acentua.

Tiago Rodrigues manteve a Junta de Freguesia alinhada à direita, vencendo por 51,97% dos votos, contra 37,12% dos votos obtidos pela coligação Confiança. A vitória do PSD/CDS em Santa Luzia, adianta, pode ser atribuída a vários factores.

“O primeiro foi, sem sombra de dúvida, todo o trabalho realizado anteriormente pelo executivo, do qual tive o prazer de fazer parte, que se pautou por um trabalho de excelência”, elogia.

Por outro lado, Tiago Rodrigues considera que foi fundamental a reunião de uma equipa que conhece bem a freguesia. “Conhece todos os becos, travessas, impasses etc… Mas acima de tudo, esta equipa conhece as pessoas, fomenta uma relação de proximidade e luta por elas”, assegura.

Conclui dizendo que “outro factor determinante foi o trabalho realizado ao longo deste último mandato. Fizemos um trabalho constante de porta a porta, beco a beco, apostando no saber escutar e na tentativa de resolução imediata dos problemas. Assim sendo, esta vitória revela-se muito importante e significativa para mim, pois demonstra o reconhecimento e agrado da população no trabalho realizado ao longo dos últimos anos. Contem comigo para dar mais e melhor a Santa Luzia”.

A tomada de posse decorrerá no dia 18, pelas 19 h, no Centro de Convívio de Santa Luzia.