Santa Maria Maior: órgãos da freguesia tomam posse a 18 deste mês

A Junta de Freguesia de Santa Maria Maior divulgou que será pelas 18:00 horas do dia 18 de Outubro, no auditório do Centro Cívico de Santa Maria Maior, que se procederá ao acto de instalação e tomada de posse dos eleitos à Assembleia de Freguesia e à Mesa da Assembleia de Santa Maria Maior, na sequência do acto eleitoral do passado dia 26 de Setembro.
De acordo com a legislação em vigor e o respectivo quadro de competências, a Assembleia de Freguesia é um órgão deliberativo eleito por sufrágio universal, direto e secreto, pelos cidadãos recenseados na área da freguesia, de acordo com o sistema de representação proporcional.
Em Santa Maria Maior, são designados treze membros efectivos na Assembleia de Freguesia, dos quais compõem a Mesa da Assembleia um(a) Presidente e dois(as) Secretários(as), primeiro e segundo.
Assumindo a forma colegial e atendendo ao número de habitantes, o órgão executivo de Santa Maria Maior é constituído por um Presidente e quatro vogais, entre estes, um exerce a função de Secretário(a) e outro a função de Tesoureiro(a).
Também a 18 de Outubro será designada a composição dos membros do Executivo que vigorá para o quadriénio de 2021 a 2025.