Formação nas pescas abrange 27 pessoas

Um total de 27 integrantes da Direcção Regional das Pescas recebeu formação profissional em áreas como condutores de empilhadoras, manobradores de gruas e noções básicas de higiene e segurança alimentar.

As duas primeiras formações abrangeram um total de 20 funcionários, 10 em cada uma delas, e foram ministradas por entidades externas aos serviços. Já a higiene e segurança alimentar foi dirigida a sete pessoas, cinco assistentes operacionais e outros dois ao abrigo de um programa específico, acções que foram orientadas por Pedro Delgado, médico veterinário e diretor de serviços de Lotas, e Maria João Aveiro, técnica superior, refere uma nota governamental.

A formação para condutores de empilhadoras e manobradores de gruas tem como propósito promover operações em segurança para colabores da Direcção Regional de Pescas, mas também a quem frequenta os serviços das lotas e entrepostos, como são os casos dos pescadores, armadores e funcionários das empresas privadas que operam no sector.

Ao nível da higiene e segurança alimentar, foram transmitidos conhecimentos sobre as regras gerais de funcionamento das lotas, postos de recepção de pescado e entrepostos frigoríficos, noções básicas de higiene e segurança alimentar e avaliação das características organolépticas do pescado. No total, foram ministradas 36 horas de formação profissional.