Conferência de Aquacultura traz 1200 pessoas, entre elas o ministro do Mar

O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, preside no dia 4 de Outubro, pelas 18 horas, no Centro de Congressos do Pestana Casino Park, à abertura da conferência anual da Sociedade Europeia de Aquacultura (EAS) – “Aquaculture Europe 2021”.

Este evento, o maior encontro científico e técnico da Europa na área da Aquacultura, decorre entre os dias 4 e 7 de Outubro, subordinado à temática “Um mar de oportunidades”. A sessão de
encerramento será presidida pelo Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos.

No Funchal estarão 1200 participantes, estando prevista a apresentação de 855 comunicações científicas, 449 das quais orais, em várias sessões simultâneas diárias que decorrem entre 5 e 7 de Outubro.

Contando com o apoio do Governo da República, do Governo Regional, da Associação de
Promoção da Madeira e da ARDITI, esta conferência nasce dos esforços conjuntos de centros de
investigação, universidades e empresas portuguesas, refere um comunicado da ARDITI, Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação.

Associada à conferência está uma feira industrial em que participam cerca de 100 empresas e outras instituições ligadas ao sector. Esta é uma oportunidade única para as empresas nacionais e regionais ligadas à produção de aquacultura e para as empresas fornecedoras de bens e serviços, se inteirarem das novas tecnologias e novos produtos.

Por outro lado, é também uma porta para os investigadores, estudantes e membros dos centros de ciência portugueses contactarem e trocarem experiências com especialistas internacionais, presentes
no evento, acrescenta o comunicado.

A investigação em aquacultura inclui áreas de ciência ligadas à biologia e fisiologia das espécies aquáticas, áreas de zootecnia, nutrição, ambiental, etc. e muitas outras das áreas tecnológicas, desde o software ao desenho e engenharia de equipamentos, entre outros. O campo das ciências e tecnologias aquáticas e ligado à Economia Azul, tem aqui uma oportunidade ideal para se mostrar, participar e progredir com o evento, insiste a nota.