“Confiança” mostra-se apostada na “modernização administrativa”

A candidatura da Coligação Confiança à CMF visitou hoje o Arquivo Municipal, situado na Rua Ernesto Sena de Oliveira, na freguesia de Santa Maria Maior, onde decorre neste momento uma empreitada de ampliação das antigas instalações, para melhoria do serviço prestado e criação de um arquivo digital.

“Este foi um investimento lançado pelo actual Executivo camarário, no valor de 370 mil euros, e que estará concluído no início do próximo mandato. A obra vem dotar o Arquivo Municipal de melhores condições para que se possa, por um lado, fazer a transição digital, com a digitalização de processos, e por outro, acolher os munícipes que queiram consultar e acompanhar o seu processo, retirando também alguma pressão sobre o trabalho realizado no edifício dos Paços do Concelho”, realçou Miguel Gouveia.

A intervenção incide na beneficiação e ampliação deste edifício camarário, criando três novos compartimentos, até agora inexistentes, onde funcionarão os serviços de digitalização, higienização e a sala de leitura/consulta, informa uma nota da “Confiança”. O Arquivo Municipal passará, assim, a estar adaptado com novas funcionalidades e equipamentos, que permitam um arquivamento funcional e modernizado, salvaguardando toda a documentação histórica que a cidade detém e, igualmente, todas as questões ligadas à acessibilidade e segurança.

O cabeça-de-lista da “Confiança”, Miguel Gouveia, acompanhado na ocasião pela equipa candidata à vereação, referiu que o trabalho desenvolvido pela Confiança à frente dos destinos da cidade permitiu “iniciar uma nova era de modernização administrativa e desmaterialização de processos no Município, interrompendo décadas onde imperava o uso de papel como meio principal de gestão processual. O nosso objetivo é consolidar, nos próximos anos, um sistema de gestão documental que seja todo ele digital e, neste sentido, o arquivo é fundamental para que a Câmara possa fazer essa transição.”