JPP quer novas medidas ambientais para o Funchal e mais recursos humanos

O JPP fez ontem uma visita à estação de tratamento e triagem de resíduos sólidos do Funchal. Segundo Bruno Berenguer, candidato à Câmara Municipal do Funchal, há que investir ainda mais nas questões da salubridade e dos recursos humanos alocados a estes serviços, nomeadamente, “os operacionais que estão no terreno e que, desde 2010, têm vindo a diminuir, quando o número de quadros da Câmara Municipal tem aumentado”.

Para o candidato, “é necessário investir no ambiente tanto quanto nos funcionários que melhoram a nossa cidade. Os funcionários estão numa faixa etária avançada e dai decorrem muitas ausências ao trabalho, o que é normal com o avançar da idade, sendo necessário reforçar recursos humanos nesta área”.

Várias medidas foram apontadas pelo candidato para a melhoria dos serviços:, como apostar na informação junto da população para a existência de um biotriturador, uma máquina, que ao contrário de incentivar as queimas nos terrenos permite que as pessoas triturem o coberto vegetal indesejável tornando-o em estilha, um composto fertilizante, 100% vegetal, que se torna uma mais valia para os solos e para a própria produção; incentivar as pessoas a adquirir reservatórios de águas pluviais, até por uma questão de protecção civil; incentivar a utilização da biomassa na casa das pessoas para aproveitar o calor para, por exemplo, aquecer a casa. Isto é algo que a candidatura do JPP Funchal julga ser importante, “tirando-se proveito do que a própria Natureza coloca à disposição, de uma forma mais sustentável”.