Sofia Canha (PS) quer rede de transportes municipais na Calheta

A candidata do PS à Câmara Municipal da Calheta, Sofia Canha, pretende solucionar os problemas de mobilidade existentes em vários pontos do concelho, nomeadamente no que diz respeito à falta de transportes públicos.

Para fazer face a essa situação, Sofia Canha propõe a criação de uma rede de transportes municipais, que envolva os taxistas do concelho, de modo a poder dar resposta às pessoas que, pela falta de transporte público, por não terem viatura própria ou de familiares ou por indisponibilidade financeira, ficam condicionadas e, por vezes, impedidas de aceder a vários serviços.

A candidata do PS refere que esta é uma lacuna que se verifica principalmente nas zonas mais altas e mais afastadas das estradas regionais e que causa constrangimentos significativos na mobilidade das pessoas, em particular idosos, que, por exemplo, por vezes veem-se impedidos de comparecer a consultas médicas ou de aceder a outros serviços essenciais. Uma situação que, no seu entender, “é inaceitável e precisa de ser resolvida o quanto antes”, a bem da população.

Este é um problema para o qual o PS já vem chamando à atenção há muito tempo, sendo que, como recorda Sofia Canha, há quatro anos a sua candidatura colocou esta prioridade no seu programa. Na sua óptica, a solução seria criar uma rede de transportes municipais mais regular, integrando os profissionais de táxi da Calheta.

A candidata dá ainda conta que, só após a insistência do PS, a Câmara da Calheta disponibilizou um serviço de táxi para o sítio do Pinheiro, no Arco da Calheta. Contudo, considera que é fundamental alargar este tipo de iniciativa a todo o concelho.