Sofia Canha alerta para consultas médicas canceladas nos Prazeres

A candidata do PS-M à presidência da Câmara Municipal da Calheta veio alertar para a necessidade de serem garantidas as consultas médicas no centro de saúde dos Prazeres. Sofia Canha explica que os utentes do referido centro de saúde dizem-se prejudicados, uma vez que muitas vezes as suas consultas são adiadas pelo facto de o médico de família daquela freguesia ser também o delegado de saúde do concelho da Calheta, condição que implica uma menor disponibilidade deste clínico para as consultas, afiança.

“As pessoas veem as suas consultas programadas serem frequentemente adiadas para muitas semanas depois, o que acaba por forçá-las a irem ao privado ou a verem os seus casos por atender, quando não possuem recursos económicos suficientes”, afirma a candidata do PS.

A também vereadora na Câmara da Calheta adverte para o facto de a população da freguesia dos Prazeres ser muito envelhecida e, como tal, precisar de mais cuidados de saúde, pelo que esta questão deve ser resolvida com urgência pelas autoridades de saúde da Região.

Ainda que esta seja uma competência do Governo Regional, nomeadamente da Secretaria Regional da Saúde, Sofia Canha entende que é obrigação dos representantes do poder local pugnarem pela defesa dos interesses da população que representam. Nesse sentido, na qualidade de candidata e vereadora na autarquia, afirma que “o diretor clínico da zona oeste deveria dar atenção a esta situação, que não é caso único, pois são sucessivas as consultas canceladas”, garantindo a substituição do médico de família nas suas ausências.