Governo Regional aposta na limpeza de caminhos florestais a Oeste

Uma informação governamental dá conta de que nos concelhos da Calheta, da Ponta do Sol e de Câmara de Lobos, está-se a limpar 140 quilómetros de caminhos florestais, num investimento que ultrapassa os 100 mil euros, disponibilizados pelo Orçamento da Região.

Segundo a governante com a pasta do Ambiente, Susana Prada, “no âmbito da Estratégia de Defesa da Floresta Contra Incêndios, o Instituto de Florestas e Conservação da Natureza executa anualmente diversas intervenções que visam a beneficiação da rede viária florestal. Este ano, com recurso a meios próprios e com recurso a contratação de serviços externos, o IFCN estima que as intervenções previstas possam atingir os 200 km de caminhos florestais”.

Durante uma visita à freguesia da Ponta do Sol, onde o IFCN está a intervir em cerca de 20 km de caminhos florestais, Susana Prada referiu que “um dos locais a beneficiar é o Caminho real N.º 28, estrada com características próprias, empedrada e que atravessa uma vasta área florestal, com uma extensão de 4 Km neste concelho”.

A empreitada prevista pelo IFCN visa promover a regularização do piso dos caminhos florestais, incluindo a desmatação da vegetação existente no caminho e nas bermas (2 metros de cada lado), de modo a evitar ignições e a propagação do fogo de um lado para o outro do caminho.

As infraestruturas do sistema de drenagem dos caminhos, como as valetas e drenos transversais de superfície, serão regularizadas e limpas, de modo a garantir os seus objectivos.

A limpeza anual dos caminhos florestais realizada pelo Governo Regional visa proteger pessoas e bens, através da diminuição do grau de dificuldade de extinção que um incêndio poderá oferecer aos meios de combate; promover uma melhor gestão dos espaços florestais, através da redução da carga de combustível; reforçar a segurança da transitabilidade nos caminhos florestais; facilitar o acesso da população local “à Serra”, bem como o acesso por parte dos agentes de protecção civil em situações de emergência.