CMF reuniu-se hoje presencialmente pela primeira vez desde há meses

A Câmara Municipal do Funchal reuniu-se hoje pela primeira vez depois da interrupção do mês de Agosto. O encontro realizou-se também de forma presencial, depois de vários meses de formato “virtual”, devido à pandemia da Covid-19.

Segundo o presidente da CMF, todos os assuntos trazidos a lume foram aprovados, dos quais realçou duas propostas, uma na área da protecção social e outra na área dos investimentos em águas residuais.

“Na habitação social, foi aprovada a abertura de um procedimento concursal internacional que visa investir na reabilitação e requalificação energética do bairro do Palheiro Ferreiro”, anunciou Miguel Gouveia. Segundo o edil, 70 fogos serão intervencionados (…)”, num investimento de um milhão, quatrocentos e vinte mil euros.

A ideia é a recuperação das fachadas, a intervenção a nível das caixilharias das janelas e das portas, com vidros duplos, para melhor conforto térmico e acústico, e a instalação de painéis solares nas coberturas.

Também foi aprovado o levantamento da suspensão de uma obra que já estava adjudicada e que foi interrompida, a da ETAR do Funchal. Lançada há cerca de um ano e meio, a obra teve de ser suspensa porque foi encontrado solo contaminado por hidrocarbonetos, na Ribeira dos Socorridos, nas imediações da Central da Vitória.

Após as entidades competentes, com recurso a empresas especializadas, terem promovido a descontaminação dos solos, agora retomam-se os trabalhos na foz da Ribeira dos Socorridos. Os moradores de São Martinho e Santo António e das zonas ocidentais da cidade poderão ligar-se às redes de saneamento básico já existentes, após a conclusão desta obra, referiu.

Esta obra tem um valor de aproximadamente três milhões de euros.